Foco e Escopo

A RBSD (Revista Brasileira de Sociologia do Direito) é um periódico da ABraSD (Associação Brasileira de Pesquisadores em Sociologia do Direito).

Para realizar sua missão, publicar trabalhos científicos originais, em periódicos, sob a ótica da sociologia do direito tratando de temas das diversas áreas do conhecimento, a RBSD tem por objetivos:

1. divulgar nacional e internacionalmente pesquisas sociológicas do direito;
2. patrocinar debates científicos sob a ótica da sociologia do direito;
3. estimular o desenvolvimento da pesquisa sociológica do direito;
4. unir pesquisadores nacionais e/ou internacionais dedicados ao pensar sociologicamente o direito;
5. promover a cultura da reflexão sociológica do direito.

Podem ser autor(a) mestre(a), doutorando(a) e doutor(a) em qualquer área do conhecimento, independente de ser associado à ABraSD. Graduando(a) e mestrando(a) podem ser coautores(as).

A RBSD aceita submissão de trabalho científico em português, espanhol e inglês e o publica na língua original na que foi submetido. 

As submissões são fluxo contínuo, não há prazo para submissão, por isso os trabalhos aprovados serão publicados no Volume e Número imediato e sequente ao tempo da comunicação de aprovação, a qual pode ocorrer num prazo de até seis meses a contar da data da submissão.

O público alvo são estudantes, pesquisadores e profissionais.

Os trabalhos submetidos serão avaliados às cegas por pares de pesquisadores internos e externos à RBSD.

 

To carry out its mission, to publish original scientific papers, in periodicals, under the perspective of the sociology of the law dealing with themes from the different areas of knowledge, RBSD (Brazilian Journal of Sociology of Law) aims to:

1. disseminate national and international sociological research on law;

2. to sponsor scientific debates from the point of view of the sociology of law;

3. stimulate the development of sociological research of law;

4. unite national and / or international researchers dedicated to sociologically thinking the law;

5. promote the culture of sociological reflection of law.

They may be the author, doctoral student and doctor in any area of knowledge. Graduating and studying may be co-authors.

RBSD accepts submission of scientific work in Portuguese, Spanish and English and publishes it in the original language in which it was submitted.

Submissions are streaming, there is no deadline for submissions, so the approved papers will be published in the Volume and Immediate Number and at the time of the approval notice, which may occur within a period of up to six months from the submission date.

The target audience are students, researchers and professionals.

The submitted papers will be blindly evaluated by pairs of internal and external RBSD researchers.

Processo de Avaliação pelos Pares

Periodicidade

Artigos podem ser submetidos a qualquer momento, a submissão de artigo à RBSD é em fluxo contínuo. O artigo aprovado será publicado no número imediato e subsequente ao período em que o artigo foi aprovado.

A partir de 2016 a RBSD passou a publicar três números por volume, portanto, com periodicidade quadrienal, sendo o n. 1 publicação de jan./abr.; o v. 2, maio/ago. e o v. 3, set./dez.

Política de Acesso Livre

A RBSD oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

A RBSD não cobra nenhuma taxa de submissão, avaliação ou publicação de artigos ou qualquer outro tipo de texto acadêmico que venha a ser veiculado pelo periódico.

QUALIS Avaliação CAPES

QUALIS B1 - em Direito.

Normas Éticas / Etical Rules

NORMA ÉTICA SOBRE PLÁGIO

A RBSD não publica artigos com plágio.

O Artigo em que for identificado plágio será arquivado.

No caso de o plágio só ser identificado posterior à publicação, a RBSD excluirá o artigo.

Para contestar a decisão referntee ao plágio, o interessado deve enviar email para revista@abrasd.com.br fundametnando seu recurso.

O Editor Chefe submeterá o recurso ao Conselho Editorial e informará o interessado da decisão final.

Contra a decisão do Conselho Editoral, sobre plágio, cabe recurso à Diretoria da ABraSD.

Contra a decisão da Diretoria da ABraSD, não cabe recurso.

NORMA ÉTICA SOBRE AVALIAÇÃO DE SUBMISSÕES

 Para contestar avaliações dos pareceristas, o interessado deve enviar os fundamentos das razões de sua oposição para revista@abrasd.com.br.

O Editor analisará a controvérsia e seus argumentos.

Não sendo acatada a contestação, o Editor informará aos autores(as) que foi mantida a decisão anterior.

Sendo acatada a contestação, o Editor decidirá: pelo envio aos pareceristas para que se pronunciem sobre o caso; pela promoção de nova rodada de avaliação por novos pareceristas.

PLAGIARISM RULES

RBSD does not publish articles with plagiarism.

In plagiarism case, the Article will be archived.

If the plagiarism is identified only after publication, RBSD will exclude the article.

To contest the Editor´s decision regarding plagiarism, the interested party must send an email to revista@abrasd.com.br, stating their appeal.

The Chief Editor have to submit the appeal to the Editorial Board and inform the interested party of the final decision.

Against the decision of the Editorial Council, on plagiarism, resorted to the Board of ABraSD.

Against the decision of the ABraSD Board, there is no appeal.

 

ETHICAL RULES ON ASSESSMENT OF SUBMISSIONS

 In order to contest evaluations of the reviewers, the interested party must send the reasons for their opposition to revista@abrasd.com.br.

The Editor will analyze the controversy and its arguments.

If the answer is not accepted, the Editor will inform the authors that the previous decision was maintained.

If the answer is accepted, the Editor will decide: by sending them to the referees so that they can pronounce on the case; by the promotion of a new evaluation round by new referees.

Taxa de Aprovação e Reprovação

No ano de 2016 a RBSD recebeu 77 submissões e publicou 31 artigos.

Assim, tivemos 40% de aprovação e 60% de rejeição dos trabalhos submetidos à RBSD.

No ano de 2017 a RBSD recebeu 77 submissões e publicou 31 artigos.

Assim, tivemos 40% de aprovação e 60% de rejeição dos trabalhos submetidos à RBSD.

No ano de 2018 a RBSD recebeu 55 submissões e publicou 25 artigos, 1 Entrevista e 1 Resenha.

Assim, tivemos 64% de artigos submetidos provados e 36% rejeitados.

Data de Publicação dos Números

A RBSD tem o compromisso de lançar a publicação de cada um de seus números na primeira semana do mês inicial do respectivo número:

n. 01 = primeira semana de janeiro de cada ano;

n. 02 = primeira semana de maio de cada ano;

n. 03 = primeira semana de setembro de cada ano.

 

Histórico do periódico

Em 2010, pesquisadores brasileiros em sociologia do direito se reuniram para criar a ABraSD (Associação Brasileira de Pesquisadores em Sociologia do Direito), em Niterói, Rio de Janeiro, com o propósito de criar um espaço permanente de debate sobre as pesquisas realizadas nesta área.

Já no no seguinte a ABraSD adquiriu uma dimensão nacional e internacional que deu lugar ao sentimento da necessidade de ampliação dos meios de divulgação e registro das pesquisas sociológicas em direito.

Além das pesquisas em andamento e daquelas realizadas, a ABraSD também fomenta cursos de formação em pesquisa, o que agrega aos pesquisadores doutores os graduandos e pós-graduandos.

Esse sentimento foi que, em 2013, no Congresso ralizado em Recife, Pernambuco, levou à criação da Revista Brasileira de Sociologia do Direito (RBSD).

A RBSD, uma publicação da ABraSD, está dedicada à publicação de pesquisa em diversas áreas do conhecimento, sob a ótica sociológica do direito.

Já na primeira publicação em 2014 contamos com a colaboração de autores nacionais e internacionais, o que tem se mantido prática em todos volumes da RBSD.

No período de 2014 a 2015, a RBSD foi dirigida pelo Editor-chefe Fernando Rister de Sousa Lima, cuja condução e dedicação garantiu um padrão de qualidade à RBSD que tem despertado o interesse de pesquisadores em submeter trabalhos para publicação. Com INSS e disponível no site da ABraSD, Rister comandou o pedido de QUALISficação da RBSD junto ao Comitê de Direito da CAPES. Ao final de 2015, Fernando Rister informou sua impossibilidade de seguir à frente da Direção Editorial da RBSD e solicitou seu afastamento, ao então Presidente da ABraSD, Artur Stamford da Silva.

Em maio de 2016, no VII Congresso da ABraSD, eleita nova diretoria, o tema foi tratado por esta diretoria. Após tratativas e a confirmação de Fernando Rister que não continuaria como Editor da RBSD, a direção editorial da RBSD ficou a cargo de Artur Stamford da Silva, seu atual Editor-Chefe.

Em agosto de 2016, a CAPES avaliou a RBSD com QUALIS B1, na área de Direito e, desde então, a RBSD tem pleiteado sua inclusão nos principais indexadores nacionais e internacionais rumo ao QUALIS A e maior reconhecimento internacional.