Histórico do periódico

Em 2010, pesquisadores brasileiros em sociologia do direito se reuniram para criar a ABraSD (Associação Brasileira de Pesquisadores em Sociologia do Direito), em Niterói, Rio de Janeiro, com o propósito de criar um espaço permanente de debate sobre as pesquisas realizadas nesta área.

Já no no seguinte a ABraSD adquiriu uma dimensão nacional e internacional que deu lugar ao sentimento da necessidade de ampliação dos meios de divulgação e registro das pesquisas sociológicas em direito.

Além das pesquisas em andamento e daquelas realizadas, a ABraSD também fomenta cursos de formação em pesquisa, o que agrega aos pesquisadores doutores os graduandos e pós-graduandos.

Esse sentimento foi que, em 2013, no Congresso ralizado em Recife, Pernambuco, levou à criação da Revista Brasileira de Sociologia do Direito (RBSD).

A RBSD, uma publicação da ABraSD, está dedicada à publicação de pesquisa em diversas áreas do conhecimento, sob a ótica sociológica do direito.

Já na primeira publicação em 2014 contamos com a colaboração de autores nacionais e internacionais, o que tem se mantido prática em todos volumes da RBSD.

No período de 2014 a 2015, a RBSD foi dirigida pelo Editor-chefe Fernando Rister de Sousa Lima, cuja condução e dedicação garantiu um padrão de qualidade à RBSD que tem despertado o interesse de pesquisadores em submeter trabalhos para publicação. Com INSS e disponível no site da ABraSD, Rister comandou o pedido de QUALISficação da RBSD junto ao Comitê de Direito da CAPES. Ao final de 2015, Fernando Rister informou sua impossibilidade de seguir à frente da Direção Editorial da RBSD e solicitou seu afastamento, ao então Presidente da ABraSD, Artur Stamford da Silva.

Em maio de 2016, no VII Congresso da ABraSD, eleita nova diretoria, o tema foi tratado por esta diretoria. Após tratativas e a confirmação de Fernando Rister que não continuaria como Editor da RBSD, a direção editorial da RBSD ficou a cargo de Artur Stamford da Silva, seu atual Editor-Chefe.

Em agosto de 2016, a CAPES avaliou a RBSD com QUALIS B1, na área de Direito e, desde então, a RBSD tem pleiteado sua inclusão nos principais indexadores nacionais e internacionais rumo ao QUALIS A e maior reconhecimento internacional.