Teoria geral unificada dos campos físico, mental e social

Autores

  • Cláudio Souto Doutor em Sociologia pela Universidade de Bielefeld-Alemanha. Professor Emérito da Universidade Federal de Pernambuco. Foi Professor titular de Sociologia do Direito da UNICAP-PE.

DOI:

https://doi.org/10.21910/rbsd.v5n3.2018.281

Resumo

Este estudo introduz uma teoria unificada de amplitude máxima. Seu desenvolvimento repousa sobre o pressuposto fático de que os espaços (campos) físico, mental e social são inseparáveis e só se separam por abstração. Este pressuposto facilita a formulação desta teoria unificada de espaços, ao que parece sem precedente. 5 postulados (ou axiomas) são induzidos da realidade e 23 teoremas são deduzidos dos postulados. Conforme o protocolo científico da rigorosa construção teórica axiomática, nenhum postulado é deduzido de outros postulados e os postulados são necessariamente em pequeno número. Todas as proposições seriam comprovadas ou comprováveis por pesquisa empírica. É de notar que há um máximo de complexidade nos espaços mental e social, sobretudo no espaço social, que é derivação do mental -- daí a redução teórica dos espaços físico, mental e social não ultrapassar um estágio apenas tentativo. A teoria apresentada é determinística e, como tal, não abandona o terreno da probabilidade, no máximo é apenas altamente provável.

Biografia do Autor

Cláudio Souto, Doutor em Sociologia pela Universidade de Bielefeld-Alemanha. Professor Emérito da Universidade Federal de Pernambuco. Foi Professor titular de Sociologia do Direito da UNICAP-PE.

Na Universidade Federal de Pernambuco, Doutor, Livre--Docente de Introdução à Ciência do Direito, Professor Titular Emérito de Sociologia do Direito. Antigo Professor Titular fundador de Sociologia do Direito na Universidade Católica de Pernambuco.  Lecionou a disciplina “Homem e Ethos” do Mestrado em Filosofia da UFPE. Regeu interinamente a então cátedra Direito Constitucional da Faculdade de Direito do Recife. Doutor em Ciências Sociais (Dr. rer. soc.} pela Faculdade de Sociologia da Universidade de Bielefeld (Alemanha), havendo defendido tese sobre Teoria Sociológica Geral intitulada Fundamentos Científicos mais gerais do Social (Allgemeinste wissenschaftliche Grundlagen des Sozialen). Antigo Pesquisador-Chefe da Universidade Federal de Pernambuco, Pesquisador 1A do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e consultor desse órgão.

Pesquisador Fulbright nos Estados Unidos, onde foi “Visiting Research  Fellow” do “Southwestern Legal Center” (Dallas) e “Visiting Research Scholar” das “Graduate Faculties” da Universidade de Columbia (New York). Professor Visitante da Universidade de Colônia (Köln, Alemanha), em programa da Fundação Alexander von Humboldt. Professor Visitante do Centro de Pesquisa Interdisciplinar (“Zentrum für interdisziplinäre Forschung”) da Universidade de Bielefeld.

                Inúmeras publicações no país e no exterior.

Downloads

Publicado

2018-09-01

Como Citar

Souto, C. (2018). Teoria geral unificada dos campos físico, mental e social. Revista Brasileira De Sociologia Do Direito, 5(3). https://doi.org/10.21910/rbsd.v5n3.2018.281

Edição

Seção

Artigos