A racionalização do sistema judicial no Brasil: desafios e perspectivas

Autores

  • Luiz Claudio Assis Tavares Centro de Investigação e Estudos em Sociologia do Instituto Universitário de Lisboa (CIES-IUL)

DOI:

https://doi.org/10.21910/rbsd.v5n2.2019.308

Resumo

À medida que a necessidade de implementação de diretrizes nacionais exigiu a racionalização do sistema judicial para nortear a atuação institucional, fez também com que o Judiciário brasileiro incorporasse à sua agenda categorias até então desconhecidas. Em contrapartida, houve um incremento notável de suas funções “secundárias” de normatização e administração na tentativa de aperfeiçoar a prestação dos serviços judiciários. Essa nova realidade insere a racionalização do sistema judicial brasileiro em um contexto complexo, dinâmico e de intensas transformações, onde os atores não só disputam espaços como ganham diferentes papéis, impondo não somente novas demandas, mas, também, novas relações

 Palavras-chave: Reforma do Estado. Reforma Judiciária. Racionalização judicial.

Biografia do Autor

Luiz Claudio Assis Tavares, Centro de Investigação e Estudos em Sociologia do Instituto Universitário de Lisboa (CIES-IUL)

Graduado em Direito, mestre em Direito Constitucional e doutorando em Sociologia Jurídica. Pesquisador do Centro de Investigação e Estudos em Sociologia do Instituto Universitário de Lisboa (CIES-IUL). Professor universitário, com estudos e pesquisas em Administração da Justiça e Política Judiciária.

Downloads

Publicado

2019-05-01

Como Citar

Tavares, L. C. A. (2019). A racionalização do sistema judicial no Brasil: desafios e perspectivas. Revista Brasileira De Sociologia Do Direito, 6(2). https://doi.org/10.21910/rbsd.v5n2.2019.308

Edição

Seção

Artigos