Imagens em competição: a diferença de perspectiva na construção de julgamentos baseados em vídeo
Resumo
O presente artigo analisa um evento altamente mediatizado no Brasil que mobilizou julgamentos realizados em ambiente online. Duas versões do fato foram expostas na mídia tradicional e na internet. A pesquisa discute de que maneira a exposição de imagens no ambiente virtual mobilizou posicionamentos de justiça por parte dos expectadores do fato. A metodologia adotada foi qualitativa e analisou os comentários inseridos nos vídeos. Após a análise, os comentários foram organizados em quatro categorias: comentários de aprovação, imparciais, de desaprovação ou neutros. Verificou-se a aproximação de diversos comentários com situações tipicamente encontradas nas cortes de justiça. Apesar disso, os julgamentos adotam uma lógica de emotividade e moralidade na maioria dos casos. Por fim, a pesquisa alerta para os riscos inerentes do contraditório imperfeito das redes sociais, especialmente quando potencializado pela imagem.
Copyright (c) 2020 Autor e ABraSD

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autor(es/as) são exclusivos(as) responsáveis pelo teor do texto de sua autoria publicado na RBSD.
3. Autor(es/as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na RBSD (ex., para publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
4. O/A(s) autor(es/as) têm permissão e são estimulados a publicar e distribuironline (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) seu trabalho aprovado para publicação na RBSD.