O campo jurídico e a formação do estado moderno à luz da teoria sociológica de Pierre Bourdieu

Autores

  • Francisco Geraldo Matos Santos UFPA
  • Ingrid Sousa Domingues UFPA

DOI:

https://doi.org/10.21910/rbsd.v7n1.2020.359

Resumo

O presente texto é fruto de uma pesquisa bibliográfica em algumas das obras de Pierre Bourdieu, cujo fito consistiu em verificar a relação entre o Direito (ou campo jurídico) e a formação do Estado moderno. Para tanto, partiu-se da hipótese que o Direito esteve intrinsecamente ligado à formação do Estado, principalmente quando se depreende que o capital jurídico tende a universalizar determinados conceitos e princípios, que do ponto de vista comparativo, se relaciona com a análise objetiva das estruturas apresentadas por Bourdieu.

Biografia do Autor

Francisco Geraldo Matos Santos, UFPA

Doutorando em Direito (PPGD/UFPA). Mestre em Ciência Política (PPGCP/UFPA). Especialista em Processo Penal e em Direito Público pela Faculdade Prof. Damásio de Jesus (SP). Graduado em Direito (UNAMA). Assessor Jurídico no Município de Santa Izabel do Pará, Professor Universitário.

Ingrid Sousa Domingues, UFPA

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da UFPA. Especialista em Direito Tributário (2012). Graduada pela Universidade Federal do Pará (2010). Atuação profissional nas seguinte áreas: Tributário, Previdenciário, Trabalhista e Cível. Servidora Pública Federal, exercendo o cargo de Técnica em Educação na Universidade Federal do Pará. 

Downloads

Publicado

2020-01-01

Como Citar

Santos, F. G. M., & Domingues, I. S. (2020). O campo jurídico e a formação do estado moderno à luz da teoria sociológica de Pierre Bourdieu. Revista Brasileira De Sociologia Do Direito, 7(1), 18–32. https://doi.org/10.21910/rbsd.v7n1.2020.359

Edição

Seção

Artigos