PODER E LIBERDADE EM FOUCAULT: DIÁLOGOS ENTRE VERDADES E PRÁTICAS SOCIAIS

Autores

  • Vinícius Leão de Castro Universidade Federal da Paraíba
  • Alana Ramos Araújo Universidade Federal da Paraíba
  • Laryssa Mayara Alves de Almeida Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.21910/rbsd.v3n1.2016.48

Resumo

A pesquisa analisa a interferência do poder na sociedade e nas transformações da vida individual através do estudo dos seus mecanismos e das práticas sociais observadas no Brasil a partir do século XIX, verificando o sistema legal que levou as instituições a alterarem seu cotidiano implantando os mecanismos disciplinares junto com a aplicação de políticas públicas voltadas para a população juntamente com a produção de novas verdades que transformaram o comportamento das pessoas, com consequências políticas e econômicas interferindo na liberdade. Para tanto, a pesquisa bibliográfica e o método observacional foram utilizados para construção do arcabouço teórico e desenvolvimento dos questionamentos que fazem parte da pesquisa. Assim, percebeu-se que os mecanismos de poder atuam como fonte de interferência sobre a vida de uma população modificando comportamentos em direção a outros hábitos mais favoráveis aos efeitos políticos e econômicos desejados ao mesmo tempo em que aparecem novas práticas sociais como demonstrações de liberdade se opondo ao poder e, por isso, representam espaços de antagonismo a comportamentos que são impostos, normalizados e regulamentados, concretizando o aparecimento de novas verdades.

Biografia do Autor

Vinícius Leão de Castro, Universidade Federal da Paraíba

Mestrando em Ciências Jurídicas pela Universidade Federal da Paraíba. Diretor do Centro Interdisciplinar de Pesquisa em Educação e Direito – Ciped. Pesquisador nas áreas de Teoria do Estado, Filosofia do
Direito, Teorias da Decisão Judicial e Métodos de Ensino em Direito.

Alana Ramos Araújo, Universidade Federal da Paraíba

Doutoranda em Ciências Jurídicas pela UFPB.  Professora do curso de Direito (DCJ/CCJ/UFPB). Mestre no programa multidisciplinar em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande-PB, na área de concentração Sociedade e Recursos Naturais, com pesquisa desenvolvida em Direito Ambiental e Direito de Águas, através da análise jurídica das políticas públicas de água doce brasileira a partir da legislação federal e legislação estadual de águas. Bolsista da CAPES/CNPQ na vigência (2012). Especialização em Direito Público pela Universidade Anhanguera (UNIDERP) (2012). Bacharela em Direito pela Universidade Federal de Campina Grande (2010). Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Ambiental, Econômico, Constitucional e Teoria do Direito, atuando principalmente na temática Direito Humanos, Desenvolvimento e Sustentabilidade.

Laryssa Mayara Alves de Almeida, Universidade Federal da Paraíba

Mestranda em Ciências Jurídicas na Universidade Federal da Paraíba. Especialista em Direito. Pesquisadora nas áreas de Processo constitucional; Direitos e Garantias fundamentais e Remédios Constitucionais. Diretora do Centro Interdisciplinar de Pesquisa em Educação e Direito - CIPED. Advogada.

Downloads

Publicado

2016-04-24

Como Citar

Castro, V. L. de, Araújo, A. R., & Almeida, L. M. A. de. (2016). PODER E LIBERDADE EM FOUCAULT: DIÁLOGOS ENTRE VERDADES E PRÁTICAS SOCIAIS. Revista Brasileira De Sociologia Do Direito, 3(1). https://doi.org/10.21910/rbsd.v3n1.2016.48

Edição

Seção

Artigos