Acesso à justiça no brasil: reflexões sobre escolhas políticas e a necessidade de construção de uma nova agenda de pesquisa
DOI:
https://doi.org/10.21910/rbsd.v5n3.2019.312Resumo
Este artigo propõe uma releitura crítica da agenda de estudos sobre acesso à justiça no Brasil a partir de um olhar sobre as escolhas políticas que motivaram o surgimento de importantes marcos legais em matéria de direito processual civil, especificamente acerca dos juizados especiais, ações coletivas, a reforma do Judiciário e o Código de Processo Civil de 2015. Parte-se da premissa de que de que o “cobertor é curto” e que o acesso à justiça, enquanto direito social, demanda a realização de escolhas redistributivas, inclusive no que diz respeito aos instrumentos processuais disponíveis. Assim, por meio da análise dos textos normativos e debates legislativos que precederam os marcos legais especificados, são estudadas as escolhas políticas e seu impacto em termos de distribuição de acesso, assim como os discursos vencedores e vencidos, problematizando as tendências atuais do direito processual.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autor(es/as) são exclusivos(as) responsáveis pelo teor do texto de sua autoria publicado na RBSD.
3. Autor(es/as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na RBSD (ex., para publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
4. O/A(s) autor(es/as) têm permissão e são estimulados a publicar e distribuironline (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) seu trabalho aprovado para publicação na RBSD.