Comunidades quilombolas sob a perspectiva da cidadania multicultural: possibilidade de inclusão?

Autores

  • Waldicleide de França Santos Gonçalves UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI- UFVJM

DOI:

https://doi.org/10.21910/rbsd.v3n3.2016.78

Resumo

O presente artigo trata-se de parte das pesquisas realizadas no Programa de Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas pela Linha de pesquisa: “Cultura, Política e Sociedade”, da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri- UFVJM. Pretende-se apresentar possibilidades teóricas capazes de vislumbrar caminhos a percorrer na construção da cidadania multicultural de comunidades quilombolas, sob a perspectiva de Will Kymlicka. Neste sentido, situa-se a multiplicidade cultural e pluralidade de identidades, em face das relações de poder assimétricas, exsurgindo a necessidade de se questionar e desafiar práticas silenciadoras das identidades étnicas de minorias vulneráveis, tal qual os remanescentes de quilombos, que representam grupos minoritários historicamente excluídos e marginalizados pela sociedade brasileira.

Biografia do Autor

Waldicleide de França Santos Gonçalves, UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI- UFVJM

Advogada. Graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Mestre pelo Programa de Pós Graduação Stricto sensu em Ciências Humanas da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri- UFVJM.

Downloads

Publicado

2017-01-26

Como Citar

Santos Gonçalves, W. de F. (2017). Comunidades quilombolas sob a perspectiva da cidadania multicultural: possibilidade de inclusão?. Revista Brasileira De Sociologia Do Direito, 3(3). https://doi.org/10.21910/rbsd.v3n3.2016.78

Edição

Seção

Artigos