Chamada de trabalhos para dossiê temático “Direito, mídia e poder: desafios e perspectivas”
A Revista Brasileira de Sociologia do Direito lança uma chamada especial de artigos, traduções, resenhas e entrevistas sobre o tema “Direito, mídia e poder: desafios e perspectivas”.
Nos últimos anos, importantes discussões têm se consolidado em torno do papel da cobertura midiática sobre eventos jurídicos. Apesar de muitas vezes distorcida ou sensacionalista, narrativas midiáticas exercem influência relevante sobre a formação de percepções jurídicas e, com isso, influenciam não apenas o debate, mas também a tomada de decisões sobre uma ampla gama de temas como violência, sistema prisional, reformas trabalhista, previdenciária ou tributária, assim como questões relacionadas a gênero e à chamada “pauta dos costumes”. Apesar da complexidade desses temas, muitas vezes eles são tratados de maneira superficial e emotiva por jornais e redes sociais, de forma a reduzir e distorcer o escopo do debate público. Assim, para além das discussões sobre “fake news”, sobre regulação de fake news no Brasil e em outros lugares, sobre os perigos e a necessidade de regulamentação da inteligência artificial em manipular eleições, há também a perspectiva mais teórica da distorção emocional do debate público e da inserção de elementos como medo e ressentimento na esfera pública.
Para além desses debates, o dossiê temático contempla também perspectivas sobre direito e cinema e direito e literatura, especialmente trabalhos voltados a compreender o papel político-ideológico que o entretenimento exerce sobre o debate jurídico.
A título exemplificativo, segue lista de temas que podem ser abordados para os trabalhos desta edição:
- Fake news e pós-verdade: origens históricas, debates atuais e/ou regulamentação (PL 2630/2020, dentre outros);
- Representações e/ou distorções do Direito na mídia (jornais, redes sociais, ou outros): problemáticas e discussões;
- Direito e psicologia: o papel das emoções no processo decisório estatal;
- Inteligência artificial: desafios, regulamentação e riscos de distorções e manipulações da realidade (ou processo eleitoral);
- Representações do Direito em filmes, séries e na literatura ficcional;
- Cultura popular e Direito;
- Lawfare e “processos contra a participação política” (“SLAP suits”);
- Estudos de caso sobre representações distorcidas do Direito na mídia;
- Propaganda, democracia e autoritarismo;
- Cancelamentos, “trial by media” e outros fenômenos contemporâneos;
- Mídias alternativas da nova direita: representações discursivas sobre minorias, democracia e independência entre poderes.
- Representações sociais e direcionamentos ideológicos da nova direita e controle jurisdicional.
A RBSD receberá os trabalhos relacionados a essa temática até 30 de janeiro de 2025.
Todos os artigos, traduções, resenhas e entrevistas deverão obedecer às normas da Revista, constantes no site (clique aqui). No momento da submissão, informar que se trata de submissão para o dossiê temático “Direito, mídia e poder: desafios e perspectivas”.
Editores especiais: Juliane Bento (UFRGS), Pedro Rubim Borges Fortes (UERJ), Marcio Cunha Filho (IDP) e David Oliveira (UFC).
Dúvidas e esclarecimentos devem ser encaminhados para o Prof. Marcio Cunha Filho no e-mail marcio.filho@idp.edu.br.