Considerações sobre as origens do princípio da solidariedade social e sua distinção com a fraternidade
DOI:
https://doi.org/10.21910/rbsd.v4n3set./dez..2017.135Resumo
Este artigo visa apresentar alguns fundamentos que permitem chegar à compreensão jurídica do princípio da solidariedade. Primeiramente, será abordada a influência do ideal político da fraternidade, que, na Revolução Francesa, assume real importância na tentativa de se romper com o antagonismo entre a igualdade e a liberdade. No segundo momento, será verificado que essa mesma preocupação passa a ser somada à pretensão de se romper com o individualismo jurídico liberal, o que determina, então, os contornos do princípio da solidariedade social sistematizado por Léon Bourgeois, Émile Durkheim e Léon Duguit entre o século XIX e XX; princípio que é, ainda hoje, o vetor, tanto político quanto jurídico, à solução da tensão historicamente estabelecida entre liberdade e igualdade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autor(es/as) são exclusivos(as) responsáveis pelo teor do texto de sua autoria publicado na RBSD.
3. Autor(es/as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na RBSD (ex., para publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
4. O/A(s) autor(es/as) têm permissão e são estimulados a publicar e distribuironline (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) seu trabalho aprovado para publicação na RBSD.