Cativeiros da celulose: consequências da apropriação capitalista na região de Três Lagoas/MS

Autores

  • Cláudio Ribeiro Lopes UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL - UFMS
  • Napoleão Miranda Universidade Federal Fluminense - UFF

DOI:

https://doi.org/10.21910/rbsd.v4n1.2017.136

Resumo

O presente artigo é fruto de pesquisa empírica realizada durante doutoramento cursado na Universidade Federal Fluminense, Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito em que se buscou identificar conflitos socioambientais decorrentes do processo de implantação de indústrias de celulose-papel na região de Três Lagoas, estado do Mato Grosso do Sul no período compreendido entre 2009 e 2015. Para tanto, utilizou-se do método indutivo, pela aplicação de questionários estruturados e semiestruturados com perguntas objetivas e subjetivas a fim de tentar compor um espectro relativamente ampliado sobre a compreensão que sujeitos da pesquisa poderiam apresentar sobre conflitos socioambientais. Como resultado, para os efeitos do presente texto, identificou-se um conflito socioambiental existente e que envolve assentados da região, o INCRA, a AGRAER e, principalmente, as duas indústrias de celulose instaladas no entorno da cidade de Três Lagoas/MS.

Biografia do Autor

Cláudio Ribeiro Lopes, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL - UFMS

Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal Fluminense - UFF; Mestre em Direito pela Universidade Estadual de Maringá - UEM; Graduado em Direito pelo Centro Universitário Toledo Prudente. Professor Adjunto 1 na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS.

Napoleão Miranda, Universidade Federal Fluminense - UFF

Doutor em Sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro - IUPERJ. Professor Associado na Universidade Federal Fluminense - UFF.

Downloads

Publicado

2017-01-05

Como Citar

Lopes, C. R., & Miranda, N. (2017). Cativeiros da celulose: consequências da apropriação capitalista na região de Três Lagoas/MS. Revista Brasileira De Sociologia Do Direito, 4(1). https://doi.org/10.21910/rbsd.v4n1.2017.136

Edição

Seção

Artigos