Afirmação de direitos humanos a partir de serviços da proteção social especial de média complexidade
DOI:
https://doi.org/10.21910/rbsd.v4n2.2017.138Resumo
Este estudo discorre sobre a relação entre a garantia do direito à Assistência Social e a afirmação de direitos. O estudo foi desenvolvido com o objetivo de analisar as contribuições dos Serviços da Proteção Social Especial de Média Complexidade para a promoção dos direitos humanos, no município de Santa Cruz do Capibaribe - PE. Constitui-se de uma pesquisa mista, de caráter quantitativo e qualitativo, de análise documental, que teve os dados interpretados e categorizados à luz da análise de conteúdo. Os resultados indicam que os Serviços de Proteção Social Especial de Média Complexidade são um lócus estratégico na afirmação dos direitos humanos, especialmente direitos sociais. Sobre as características das violações de direitos humanos identificadas nos Relatórios Mensais de Atividade (RMA’s) pesquisados, estas assumem os traços de violências e violações que variam conforme faixa etária, sexo, perfil do usuário do serviço e espaço no qual se insere, a partir de seu trajeto de vulnerabilidade social. Se consideradas as violações ocorridas nos espaços públicos, este sujeito assume um perfil masculino, se no privado, na maioria expressiva dos tipos de abusos, as mulheres são as mais atingidas.Downloads
Publicado
2017-05-13
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autor(es/as) são exclusivos(as) responsáveis pelo teor do texto de sua autoria publicado na RBSD.
2. Autor(es/as) mantém seus os direitos autorais e concedem à RBSD o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial na RBSD.
3. Autor(es/as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na RBSD (ex., para publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
4. O/A(s) autor(es/as) têm permissão e são estimulados a publicar e distribuironline (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) seu trabalho aprovado para publicação na RBSD.