A Socialdemocracia ampliada, a poliarquia radical e a democracia mobilizadora: alternativas institucionais democráticas no pensamento de Roberto Mangabeira Unger para sociedades livres
DOI:
https://doi.org/10.21910/rbsd.v5n3.2018.233Resumo
O objetivo deste artigo é expor e avaliar as alternativas democráticas desenhadas pelo jurista e filosofo Roberto Mangabeira Unger. Do ponto de vista metodológico, foi realizado pesquisa bibliográfica sobre o tema e o raciocínio operado foi o dedutivo, utilizando-se o método cientifico dialético. É exposto que tal autor não é marxista nem liberal, pois transcende a tais visões. É antinaturalista e antideterminista. Mangabeira é um rebelde contra o conservadorismo das fórmulas, ao fetichismo institucional, que consiste na impossibilidade de se mudar as formulas presentes e dominantes. Nessa esteira, Mangabeira era um radical, pois propunha uma revolução política e cultural, por meio do direito. Foi exposta as alternativas imaginadas por tal pensador, concluindo-se que as suas ideias são interessantes, apesar de algumas serem utópicas. Não obstante, são relevantes e demonstram as possibilidades de se alterar a realidade institucional vigente.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autor(es/as) são exclusivos(as) responsáveis pelo teor do texto de sua autoria publicado na RBSD.
3. Autor(es/as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na RBSD (ex., para publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
4. O/A(s) autor(es/as) têm permissão e são estimulados a publicar e distribuironline (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) seu trabalho aprovado para publicação na RBSD.