Princípios da doutrina do solidarismo e a concepção do estado-providência
DOI:
https://doi.org/10.21910/rbsd.v5n2.2018.242Resumo
Objetiva-se neste artigo proceder a identificação dos fatores históricos fundantes da doutrina político-jurídica do solidarismo, tencionando verificar as ideias e as proposições presentes neste pensamento que ensejaram a instituição do Estado-providência. Apoiado numa abordagem teórico-histórica e tomando como referências o pensamento do sociólogo Emile Durkheim e do jurista Léon Bourgeois, foram explicitados os fundamentos do solidarismo que funcionaram para a legitimação do Estado social vis-à-vis a realidade socioeconômica e os movimentos políticos da sociedade francesa da virada do século XIX para o século XX. Conclui-se que a doutrina do solidarismo encontra-se na origem da construção e da consolidação do Estado-providência.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autor(es/as) são exclusivos(as) responsáveis pelo teor do texto de sua autoria publicado na RBSD.
3. Autor(es/as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na RBSD (ex., para publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
4. O/A(s) autor(es/as) têm permissão e são estimulados a publicar e distribuironline (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) seu trabalho aprovado para publicação na RBSD.