O campo jurídico e a formação do estado moderno à luz da teoria sociológica de Pierre Bourdieu
DOI:
https://doi.org/10.21910/rbsd.v7n1.2020.359Resumo
O presente texto é fruto de uma pesquisa bibliográfica em algumas das obras de Pierre Bourdieu, cujo fito consistiu em verificar a relação entre o Direito (ou campo jurídico) e a formação do Estado moderno. Para tanto, partiu-se da hipótese que o Direito esteve intrinsecamente ligado à formação do Estado, principalmente quando se depreende que o capital jurídico tende a universalizar determinados conceitos e princípios, que do ponto de vista comparativo, se relaciona com a análise objetiva das estruturas apresentadas por Bourdieu.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autor(es/as) são exclusivos(as) responsáveis pelo teor do texto de sua autoria publicado na RBSD.
3. Autor(es/as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na RBSD (ex., para publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
4. O/A(s) autor(es/as) têm permissão e são estimulados a publicar e distribuironline (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) seu trabalho aprovado para publicação na RBSD.