O FUTURO DO PRETÉRITO NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: DECLINAÇÕES DOS DIREITOS SOCIAIS SOB A ÉGIDE DE "UMA PONTE PARA O FUTURO"
DOI:
https://doi.org/10.21910/rbsd.v3n1.2016.53Resumo
O presente ensaio objetiva adotar uma posição sociopolítica sobre o projeto publicado pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), em outubro de 2015. O documento, de nome Uma Ponte para o Futuro, em face das propostas, apresenta-se como Um Muro diante do Presente, uma cegueira do passado e uma miopia diante do futuro. O plano não só retrocede em relação aos ganhos sociais, mas inviabiliza e engessa a Educação, a Saúde, a Cultura e toda sorte de esperança para a população brasileira economicamente menos favorecida. Não se trata somente de uma violência abrupta que faz retroceder anos de ganhos sociais, mas da afirmação que tais ganhos nunca deveriam ter sido oportunizados. Percebe-se, assim, que o projeto Uma ponte para o futuro não é um passaporte para o futuro, mas uma resposta ao grande capital, reduzindo a educação à mercadoria.
Palavras-chave: Educação. Uma Ponte para o Futuro. Partido do Movimento Democrático Brasileiro. PMDB. Crise.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Autor e ABraSD
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autor(es/as) são exclusivos(as) responsáveis pelo teor do texto de sua autoria publicado na RBSD.
3. Autor(es/as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na RBSD (ex., para publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
4. O/A(s) autor(es/as) têm permissão e são estimulados a publicar e distribuironline (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) seu trabalho aprovado para publicação na RBSD.