Reflexo do medo na formação dos espaços urbanos à luz de Bauman: alternativas propostas pelo direito à cidade
DOI:
https://doi.org/10.21910/rbsd.v3n2.2016.56Resumo
A partir de algumas obras da autoria de Zygmunt Bauman, o presente trabalho busca analisar a influência do medo na formação das cidades, o qual, segundo o autor, foi determinante para a formação do espaço urbano, bem como pela proliferação de mecanismos individuais para repelir as prováveis ameaças aos cidadãos. As respostas às ameaças geradas no âmbito das sociedades passaram a ser objeto de preocupação dos habitantes individualmente considerados. Nesse contexto, tomando por base a abordagem sugerida por Zygmunt Bauman, o presente trabalho analisa o direito à cidade como relevante instrumento desestimulador da interferência do medo no processo de formação dos espaços urbanos na atualidade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autor(es/as) são exclusivos(as) responsáveis pelo teor do texto de sua autoria publicado na RBSD.
3. Autor(es/as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na RBSD (ex., para publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
4. O/A(s) autor(es/as) têm permissão e são estimulados a publicar e distribuironline (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) seu trabalho aprovado para publicação na RBSD.