Robôs sexuais e (algo)normatividade algorítmica

comunicação e observações intersistêmicas

Autores

  • Mateus de Oliveira Fornasier Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI)
  • Germano Schwartz Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter)
  • Fernanda Viero da Silva Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI)

DOI:

https://doi.org/10.21910/rbsd.v10i2.637

Palavras-chave:

Inteligência artificial, robôs sexuais, teoria dos sistemas autopoiéticos

Resumo

O presente artigo estuda, de modo sistêmico-construtivista, os potenciais riscos e benefícios que a inserção de robôs sexuais no contexto da sociedade contemporânea, bem como os modos pelos quais é possível observar as máquinas desse tipo. Sua hipótese é de que as tecnologias presentes nos robôs de ordem sexual podem ter implicações morais, contribuindo para a perda do contato humano e da desumanização e objetificação do corpo, bem como se as máquinas possuem formas de comunicar por serem dotadas de linguagem própria e sistemas lógicos de funcionamento. Conclui-se que, embora possa desencadear debates éticos e de ordem econômica, robôs sexuais podem auxiliar determinadas camadas da sociedade a fim de garantir sua saúde sexual, ainda que os sucessivos riscos ainda precisem ser avaliados; e que, em meio a tais processos, algumas máquinas possuem linguagem própria, podendo configurar-se em sistemas psíquicos. Metodologia: procedimento hipotético-dedutivo, com abordagem qualitativa e técnica de revisão bibliográfica.

Biografia do Autor

Mateus de Oliveira Fornasier, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI)

Professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado) em Direito da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI). Doutor em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), com Pós-Doutorado em Direito pela University of Westminster (Reino Unido). 

Germano Schwartz, Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter)

Professor do Mestrado em Direitos Humanos do Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter). Diretor Executivo de Pesquisa e de Pós-Graduação da Ânima Educação. Doutor em Direito pela Unviersidade Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).

Fernanda Viero da Silva, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI)

Mestre em Direito pelo programa de pós-graduação Stricto Sensu (mestrado e doutorado) em Direitos Humanos da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ (2023) com bolsa integral CAPES/PROSUC. Pós-graduada (Especialização) em Advocacia no Direito Digital e Proteção de Dados pela Escola Brasileira de Direito - EBRADI (2021). Bacharel em Direito pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ (2020).

Downloads

Publicado

2023-05-01