O direito na semi-periferia: uma teoria ambiciosa revisitada à luz da investigação jurissociológica recentemente realizada em Portugal
DOI:
https://doi.org/10.21910/rbsd.v2n1.2015.7Resumo
Apesar de existir em Portugal uma considerável produção científica em matéria de sociologia do direito, não existe na actualidade nenhum mecanismo – não existe revista especializada e a secção temática “Sociologia do Direito e da Justiça” foi criada há muito pouco tempo – que facilite alguma integração deste campo. Numa tentativa de propor um balanço global desta produção, o presente artigo toma como ponto de partida a teoria da semi-periferia formulada por Boaventura de Sousa Santos nos anos 1980, e examina em que medida os resultados das investigações sócio-jurídicas levadas a cabo nas últimas décadas se deixam conciliar com esta teoria. A conclusão que se pode retirar deste exercício é que a teoria da semi-periferia – desde que actualizada para melhor tomar em consideração os recentes processos de globalização – continua a oferecer um esquema conceptual útil para a reflexão sobre as condições sociais, econômicas e políticas nas quais o direito pode tornar-se uma ferramenta para o auto-governo das colectividades humanas.Downloads
Publicado
2015-01-02
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autor(es/as) são exclusivos(as) responsáveis pelo teor do texto de sua autoria publicado na RBSD.
2. Autor(es/as) mantém seus os direitos autorais e concedem à RBSD o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial na RBSD.
3. Autor(es/as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na RBSD (ex., para publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
4. O/A(s) autor(es/as) têm permissão e são estimulados a publicar e distribuironline (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) seu trabalho aprovado para publicação na RBSD.