Teoria dos direitos humanos: debates jusfilosóficos críticos acerca de sua fundamentação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21910/rbsd.v4n1.2017.79

Resumo

O objeto de discussão deste trabalho está centrado na fundamentação ontológica ou deontológica dos direitos humanos, seja na sua proposta universalista, seja na proposta relativista, seja como prescrição ou descrição da realidade, ou, ainda imerso no contexto político entre a violência, os meios e os fins a serem almejados. Com isso, procura-se fazer uma análise teórica, de cunho bibliográfico, partindo do seguinte questionamento inicial: É possível falar em apenas uma teoria dos direitos humanos? Nossa premissa é que, ainda que justificados como divinos, transcendentais, racionais ou naturais, os direitos humanos têm caráter histórico, contingencial, político e econômico, servindo, ao mesmo tempo como foco de resistência a opressão e como origem desta mesma opressão em um cenário internacional. Para tanto, analisaremos a fundamentação dos direitos humanos nas três propostas já enumeradas no início do resumo. Nossa conclusão que os Direitos Humanos são contingenciais, históricos, de dominação, retóricos, de classe e de discurso de justificação de violências e opressão. Ainda assim, o ideário que abalizou essa mudança paradigmática permite, se resgatado pelos grupos oprimidos, a mudança sistêmica necessária para promover a plena emancipação humana.

Biografia do Autor

Moisés Saraiva de Luna, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Mestrando em Direitos Humanos pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Jurídicas da Universidade Federal da Paraíba (PPGCJ-UFPB). Especialista em Direito Constitucional pela Universidade Regional do Cariri (URCA) e Graduado em Direito pela URCA.  Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Direitos Humanos Fundamentais (GEDHUF) e Membro do Grupo de Estudo Retórica, Hermenêutica e Direitos Humanos (UFPB) e do Grupo de Estudo Marxismo, Realismo Jurídico e Direitos Humanos. (UFPB)

Lidia Almeida de Oliveira, Universidade federal da Paraíba (UFPB)

Graduanda em Direito na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Membro do Grupo de Estudos Marxismo, Realismo Jurídico e Direitos Humanos (UFPB).

Downloads

Publicado

2017-01-05

Como Citar

de Luna, M. S., & de Oliveira, L. A. (2017). Teoria dos direitos humanos: debates jusfilosóficos críticos acerca de sua fundamentação. Revista Brasileira De Sociologia Do Direito, 4(1). https://doi.org/10.21910/rbsd.v4n1.2017.79

Edição

Seção

Artigos