Acesso à justiça e métodos alternativos de resolução de conflito (MARCs) nas varas de família de Maceió/AL
DOI:
https://doi.org/10.21910/rbsd.v3n2.2016.84Resumo
O presente estudo problematiza a temática do Acesso à Justiça nas Varas de Família do município de Maceió e aprecia as prováveis razões jurídico-estruturais que limitam uma prestação jurisdicional eficiente. Ademais, aponta alternativas aos meios tradicionais, como a conciliação e a mediação. Para tanto, recorre-se ao referencial norte-americano da Alternative Dispute Resolution (ADR), fonte teórica em destaque quando da implementação dos Métodos Alternativos de Resolução de Conflitos (MARCs) no Brasil. Por fim, foram investigados, através de dados quantitativos e entrevista, o número de ações que ingressaram nas Varas de Família de Maceió entre 2012 e 2015 e os casos julgados, assim como a aplicabilidade dos meios consensuais perante o Poder Judiciário de Alagoas nesse período.Downloads
Publicado
2016-09-04
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autor(es/as) são exclusivos(as) responsáveis pelo teor do texto de sua autoria publicado na RBSD.
2. Autor(es/as) mantém seus os direitos autorais e concedem à RBSD o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial na RBSD.
3. Autor(es/as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na RBSD (ex., para publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
4. O/A(s) autor(es/as) têm permissão e são estimulados a publicar e distribuironline (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) seu trabalho aprovado para publicação na RBSD.