Trabalho informal e empreendedorismo: faces (in)visíveis da precarização

  • Andressa Somogy de Oliveira UFF - Macaé
  • Carla Appollinario de Castro UFF - Volta Redonda
  • Hudson Silva dos Santos UFF - PPGSD IFBA - Campus Feira de Santana

Resumo

Dentre as diversas mudanças que vêm ocorrendo no mundo do trabalho desde a década de 1970, a disseminação do trabalho informal tem sido central no processo de precarização e de flexibilização dos direitos trabalhistas. No atual estágio do capitalismo, acredita-se que são diversas as tentativas de transferir, do mercado e do Estado para o indivíduo, as responsabilidades/riscos de sua inserção produtiva no mercado de trabalho. Assim, a partir de uma abordagem qualitativa, pautada nas teorias críticas da sociologia do trabalho e do direito (do trabalho), e nas informações sobre o mercado de trabalho no Brasil, o presente artigo pretende analisar as inter-relações estabelecidas entre o trabalho informal e o empreendedorismo, e também a compreensão de seu desenvolvimento e alcance em um contexto de políticas sociais focalizadas.

Biografia do Autor

Andressa Somogy de Oliveira, UFF - Macaé
Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito da Universidade Federal Fluminense (PPGSD/UFF), Professora do Departamento de Direito da UFF - Macaé, Pesquisadora do GEMUT/UFF, andressasomogy@hotmail.com.br.
Carla Appollinario de Castro, UFF - Volta Redonda
Mestre e Doutora pelo PPGSD/UFF, Professora do Departamento de Direito da UFF - Volta Redonda e do PPGSD/UFF, Pesquisadora do GEMUT/UFF, carlaappollinario@ig.com.br.
Hudson Silva dos Santos, UFF - PPGSD IFBA - Campus Feira de Santana
Mestrando do PPGSD/UFF, Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Integrante da Incubadora de Iniciativas da Economia Popular e Solidária da Universidade Estadual de Feira de Santana (IEPS/UEFS), Pesquisador do GEMUT/UFF, Técnico-Administrativo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), hudson_adv@yahoo.com.br
Publicado
2017-09-01
Como Citar
Oliveira, A. S. de, Castro, C. A. de, & Santos, H. S. dos. (2017). Trabalho informal e empreendedorismo: faces (in)visíveis da precarização. Revista Brasileira De Sociologia Do Direito, 4(3). https://doi.org/10.21910/rbsd.v4n3set./dez.2017.124
Seção
Artigos