Trabalho informal e empreendedorismo: faces (in)visíveis da precarização
DOI:
https://doi.org/10.21910/rbsd.v4n3set./dez..2017.124Resumo
Dentre as diversas mudanças que vêm ocorrendo no mundo do trabalho desde a década de 1970, a disseminação do trabalho informal tem sido central no processo de precarização e de flexibilização dos direitos trabalhistas. No atual estágio do capitalismo, acredita-se que são diversas as tentativas de transferir, do mercado e do Estado para o indivíduo, as responsabilidades/riscos de sua inserção produtiva no mercado de trabalho. Assim, a partir de uma abordagem qualitativa, pautada nas teorias críticas da sociologia do trabalho e do direito (do trabalho), e nas informações sobre o mercado de trabalho no Brasil, o presente artigo pretende analisar as inter-relações estabelecidas entre o trabalho informal e o empreendedorismo, e também a compreensão de seu desenvolvimento e alcance em um contexto de políticas sociais focalizadas.Downloads
Publicado
2017-09-01
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autor(es/as) são exclusivos(as) responsáveis pelo teor do texto de sua autoria publicado na RBSD.
2. Autor(es/as) mantém seus os direitos autorais e concedem à RBSD o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial na RBSD.
3. Autor(es/as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na RBSD (ex., para publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
4. O/A(s) autor(es/as) têm permissão e são estimulados a publicar e distribuironline (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) seu trabalho aprovado para publicação na RBSD.