Rito e testemunho na produção da verdade jurídica
DOI:
https://doi.org/10.21910/rbsd.v5n1.2019.270Resumo
Este artigo se dedica a descrever as peculiaridades dos ritos judiciários contidos na figura do testemunho mediante uma etnografia nos tribunais, que nos revelará especificidades que vão além dos manuais de processo. No testemunho, visto como fase isolada, uma pessoa dá, segundo a visão corrente, um depoimento do que recorda dos fatos. Tal ação faz parte de um sistema muito mais complexo, que é integrado de regras que vão além das vontades instituídas como a do juiz e da testemunha e com as quais são produzidas novas modalidades de interação, regimes de verdade e reprodução da “verdade jurídica”.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autor(es/as) são exclusivos(as) responsáveis pelo teor do texto de sua autoria publicado na RBSD.
3. Autor(es/as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na RBSD (ex., para publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
4. O/A(s) autor(es/as) têm permissão e são estimulados a publicar e distribuironline (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) seu trabalho aprovado para publicação na RBSD.