O rinoceronte de Dürer
DOI:
https://doi.org/10.21910/rbsd.v4n1.2017.115Abstract
Realiza-se uma reconstrução da história da filosofia, utilizando-se a alegoria do rinoceronte de Dürer para identificar como se estrutura o sistema jurídico. Identifica-se que o Direito ainda se fundamenta em uma lógica epistemológica que busca a representação da realidade por meio da categorização dos institutos e indivíduos em normas. Como proposta, apresenta-se uma alternativa filosófica para o pensamento jurídico: a ética da alteridade. Analisa-se, também, alguns exemplos atuais de categorização do direito.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autor(es/as) são exclusivos(as) responsáveis pelo teor do texto de sua autoria publicado na RBSD.
3. Autor(es/as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na RBSD (ex., para publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
4. O/A(s) autor(es/as) têm permissão e são estimulados a publicar e distribuironline (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) seu trabalho aprovado para publicação na RBSD.