"Mulheres que mandam": o assédio moral entre mulheres policiais militares
DOI:
https://doi.org/10.21910/rbsd.v5n1.2018.197Abstract
O fenômeno do assédio moral, o qual se desdobra a partir de causas que geram consequências econômicas, sociais e psicológicas, tem despertado o interesse da sociedade, especialmente por uma perspectiva socio-jurídica. Desse modo, pretendemos neste artigo estudar as relações e práticas sociais de mando e obediência engendradas entre mulheres superioras hierárquicas e subordinadas na Polícia Militar da Paraíba. O que está em jogo é o desenvolvimento das atividades no ambiente de trabalho, o que evidencia a adesão ao ethos viril e competitivo da cultura policial militar, o qual passa a ser reproduzido pelas mulheres na Corporação PM como forma de adquirirem espaços numa instituição de predominância masculina. Para tanto, por meio de uma abordagem qualitativa, realizamos dez entrevistas semiestruturadas com mulheres Praças e Oficiais, de modo a apreendermos os significados dados pelas mesmas às experiências cotidianas que reproduzem o assédio moral entre elas.Downloads
Published
2018-01-02
Issue
Section
Articles
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autor(es/as) são exclusivos(as) responsáveis pelo teor do texto de sua autoria publicado na RBSD.
2. Autor(es/as) mantém seus os direitos autorais e concedem à RBSD o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial na RBSD.
3. Autor(es/as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na RBSD (ex., para publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
4. O/A(s) autor(es/as) têm permissão e são estimulados a publicar e distribuironline (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) seu trabalho aprovado para publicação na RBSD.