Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Declaro não ter cometido PLÁGIO.
    Promovi citação de todas as ideias de outros autores.
    Assumo total responsabilidade caso venha a ser identificado PLÁGIO neste meu trabalho.
  • Os METADADOS estão informados corretamente no formulário de submissão, incluindo o título do artigo em letras minúsculas, a identificação dos autores, a titulação mais elevada de cada autor, sua filiação institucional e profissão atual.
  • Este artigo é resultado de pesquisa e tem autor com titulação de doutor. Se não, justificamos a submissão por haver doutorando ou mestre com vínculo à instituição de ensino superior ou à instituição de pesquisa.
  • O manuscrito é original, inédito e não está sendo avaliado para publicação por outra revista. Caso contrário, justificar ao submeter na opção: "Comentários ao editor".
  • Estou ciente que meu trabalho será submetido à avaliação por pares e às cegas.
  • Declaro que o arquivo a ser submetido – em formato Word, OpenOffice ou RTF – não contém qualquer identificação de autoria nem elementos que permitam tal identificação.
  • O texto respeita o limite de 15 a 25 páginas, da introdução à conclusão, em papel A4, todas as margens 3 cm, espaço entre linhas de 1,5 cm, fonte Arial 12, parágrafo justificado e entrada de parágrafo 1,25 cm. As citações diretas com mais de 3 linhas possuem fonte Arial 10, recuo de 4 cm e espaço entre linhas simples.
  • Declaro que li as Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista e que apliquei os padrões bibliográficas ao texto antes de o submeter à RBSD.
  • Declaro que concordo com a decisão de rejeição ao artigo porque ele não respeita as citações no sistema de chamada autor-data: (SILVA, 2016, p. 3-4).
  • Declaro concordar com a decisão de rejeição do artigo porque as Referências não respeitam as normas da RBSD disponíveis em Diretrizes para o autor.

Diretrizes para Autores

NÃO SUBMETER O ARTIGO SEM LER DETALHADAMENTE ESTAS REGRAS

Não conter plágio. Não será admitido artigo com reprodução de ideias alheias sem referência à autoria.

Preencher todos os METADADOS do(s) autor(es).

Dentre os autores, deve haver ao menos um doutor. Em casos excepcionais, admite-se que a maior titulação seja a de mestre, desde que doutorando.

O arquivo submetido como trabalho de pesquisa não poderá conter qualquer identificação dos(as) autores(as) nem elementos que permitam tal identificação. Se houver, a submisão será rejeitada. Ao promover a submissão, devem ser preenchidos os campos dos metadados da submissão, principalmente o nome que deseja constar como autor(a), a vinculação institucional, a biografia e a(s) titulação(ões).

Páginas: o trabalho deverá conter no mínimo 15 e no máximo 25 páginas, da introdução à conclusão, em papel A4, todas as margens 3 cm.

Fonte: Arial, tamanho 12, justificado.

Entrada de parágrafo: 1,25 cm (normal do Word).

Título e subtítulo (quando houver) do artigo: não preencher em caixa alta. Em português e em inglês, com até 100 caracteres com espaço. Fonte Arial, tamanho 12, negrito e alinhamento à esquerda. O subtítulo, abaixo do título, sem negrito.

Importante: agradecimentos e referências à(s) agência(s) de fomento só devem constar na versão do artigo para publicação aprovada pelos pares.

Resumo: em português e em inglês (abstract), contendo no mínimo o objeto devidamente delimitado de pesquisa, a problematização, a metodologia (método e técnicas empregados), as discussões e os resultados. Escrever texto contínuo de 100 a 200 palavras, fonte Arial, tamanho 12, espaçamento simples entre as linhas e alinhamento justificado.

Palavras-chave: em português e inglês (keywords). Entre 3 e 5 palavras. Logo abaixo do resumo. Fonte Arial, tamanho 12, com alinhamento justificado. Colocar ponto (.) entre uma palavra-chave e outra.

Elementos textuais: o corpo do artigo deve compreender a introdução, o desenvolvimento das seções, as discussões, os resultados e as referências. Os títulos de cada seção devem ser escritos caixa alta.

Importante: citações deverão ser feitas conforme o sistema de chamada autor-data (AUTOR, ano, p. ).

1 INTRODUÇÃO: com título e subtítulo (optativo). A Introdução recebe a numeração “1”. Exemplo: 1 INTRODUÇÃO.

2 (3, 4...) DESENVOLVIMENTO: sequência das partes do texto. Exemplo: 2 SOCIOLOGIA DO DIREITO; 3 O DIREITO NA SOCIEDADE; 4 TÍTULO DE SEÇÃO; 5 REFLEXÕES FINAIS; REFERÊNCIAS.

3 CONCLUSÃO: é a parte final com as reflexões realizadas, discussões e resultados da pesquisa. Lembramos que resultado não se confunde com solucionar o problema de pesquisa. Exemplo: DISCUSSÕES E RESULTADOS ou CONCLUSÃO (com subtítulo se quiser).

REFERÊNCIAS: listagem em ordem alfabética das obras exclusivamente citadas no texto. Não numerar a palavra REFERÊNCIAS. Para as obras referenciadas: fonte Arial, tamanho 12, espaçamento simples entre as linhas, justificado, espaçamento de 6 pontos entre cada obra referenciada.

Regras e exemplos das referências. Observar em cada caso o uso das maiúsculas, o uso de negrito e a pontuação.

REFERÊNCIAS

Para livro:

SOUTO, Cláudio e SOUTO, Solange. Sociologia do direito. Porto Alegre: SAFE, 2015.

Para capítulo de livro:

SILVA, Laralice de. Metodologia para pesquisa sobre influencias da mudança social no direito estatal. In: Joáz Oliveira e Ruthe Carneiro (orgs.). Metodologia da pesquisa em direito. Recife: EdUFPE, p. 33-66, 2016.

Para artigo de periódico online:

SOUTO, Cláudio. Sobre a pesquisa científica em direito. Revista Brasileira de Sociologia do Direito, ABraSD, v. 1, n. 1, jan./jun., p. 38-49, 2015. DOI: http://dx.doi.org/10.21910/rbsd.v1n1.2014.35 (se houver DOI)

ou

SOUTO, Cláudio. Sobre a pesquisa científica em direito. Revista Brasileira de Sociologia do Direito, ABraSD, v. 1, n. 1, jan./jun., p. 38-49, 2015. Disponível em: http://revista.abrasd.com.br/index.php/rbsd/article/view/35 (não havendo DOI).

Para artigo de periódico impresso:

GOMES FILHO, Alberto Oliveira de. Acesso à justiça para além do judiciário. Revista Brasileira de Sociologia do Direito, ABraSD, v. 1, n. 1, jan./jun., p. 13-33, 2015. 

Para texto disponível em internet:

FONSECA NETO, Alice Lara. Caminhos da sociologia do direito. Disponível em: http://www.abrasd.com.br/anais10congresso/grp4_t03.pdf. Acesso em 03/05/2016.

Para Legislação:

BRASIL. Constituição Federal de 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm.

 

Resenhas submetidas devem atender as regras de ARTIGO no que couber e as seguintes regras específicas:

Título da resenha

Referência completa do texto resenhado.

Informações sobre o autor(a) e sobre sua tragetória, além de uma contextualização da obra na biografia do autor(a).

Em 4 a 6 páginas, desenvolver a resenha explorando a estrutura e o conteúdo da obra objeto da resenha, tecendo reflexões próprias, relacionando (quando pertinente) com outras obras ou debate atual e concluindo com uma análise da obra resenhada.

Em sendo necessário incluir outras fontes, fazer as devidas referências.

Artigos

Política padrão.

Entrevista

Publicar entrevistas com sociólogos do direito

Resenha

Publicar resenhas

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados à RBSD serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.