Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Declaro não ter cometido PLÁGIO.
    Promovi citação de todas as ideias de outros autores.
    Assumo total responsabilidade caso venha a ser identificado PLÁGIO neste meu trabalho.
  • Os METADADOS estão informados corretamente:
    1o) Título do artigo em letras minúsculas
    2o) Identificação dos autores
    3o) Preenchimento da titulação mais elevada de cada autor, sua filiação institucional e profissão atual.
  • Este artigo é resultado de pesquisa e tem autor com titulação de doutor. Se não, justificamos a submissão por haver doutorando ou mestre com vínculo à instituição de ensino superior ou à instituição de pesquisa.
  • O manuscrito é original e inédito. Ele não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, justificar ao submeter na opção: "Comentários ao editor".
  • Estou ciente que meu trabalho será submetido à avaliação por pares e às cegas.
  • Declaro que o arquivo a ser submetido - em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF - não contém qualquer identificação de autoria, nem elementos que permitam tal identificação.
  • METADADOS = A titulação e filiação institucional foram escritas exclusivamente nos metadados do formulário de submissão.
  • O texto respeita o limite de 15 a 25 páginas, da introdução à conclusão, em papel A4, todas as margens 3 cm; entre linhas 1,5 cm; fonte Arial 12; parágrafo justificado; entrada de parágrafo 1,25 cm. Nas citações diretas com mais de 3 linhas faz redução da fonte para Arial tamanho 10, recuo de 4 cm, entre linhas simples.
  • Declaro que li as Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista e que apliquei os padrões bibliográficas ao texto antes de o submeter à RBSD.
  • Declaro que concordo com a decisão de rejeição ao artigo porque ele não respeita as citações no sistema de chamada autor-data: (SILVA, 2016, p. 3-4).
  • Declaro concordar com a decisão de rejeição do artigo porque as Referências não respeitam as normas da RBSD disponíveis em Diretrizes para o autor.

Diretrizes para Autores

NÃO SUBMETER O ARTIGO SEM LER DETALHADAMENTE ESTES RECOMENDAÇÕES NORMATIVAS

Artigos submetidos devem atender as regras abaixo:

Não conter plágio. Não será admitido artigo com reprodução de ideias alheias sem referência à autoria.

Preencher todos os METADADOS do(s) autor(es).

Dentre os autores deve haver ao menos um doutor. Em caso excepcionais, admite-se que a maior titulação seja doutorando.

O arquivo submetido como trabalho de pesquisa não poderá conter qualquer identificação dos(as) autores(as), nem elementos que permitam tal identificação. Se houver, a submisão será rejeitada. Ao promover a submissão, favor preencher os campos dos metadados da submissão, principalmente: nome que deseja constar como autor(a); vinculação institucional;biografia, a(s) titulação(ões).

Título. Não preencher em caixa alta.

O trabalho deverá conter no mínimo 15 e no máxima 25 páginas, da introdução à conclusão, em papel A4, todas as margens 3 cm.

Fonte: Arial, tamanho 12, justificado.

Entrada de parágrafo = 1,25 cm (normal do Word).

Título e subtítulo (quando houver) em português e em inglês, com até 100 caracteres com espaço. Fonte Arial, tamanho 12. O Título todo em caixa alta, negrito e alinhamento à esquerda. O Subtítulo, abaixo do título, sem ser em caixa alta, não negrito e alinhamento à esquerda  Importante: Agradecimentos e referências à(s) agência(s) de fomento só devem constar na versão do artigo para publicação aprovada pelos pares.

Resumo, em português e em inglês (abstract), contendo, no mínimo: o objeto devidamente delimitado de pesquisa; a(s) problematização(ões); a metodologia (método e técnicas empregados); as discussões e resultados. Ficando da seguinte maneira: Resumo: escrever texto contínuo contendo dentre 100 a 200 palavras, em fonte Arial, tamanho 12, espaçamento simples entre as linhas e alinhamento justificado.

Palavras-chave (keyword) (entre 3 e 5). Logo abaixo do Resumo:, escrever as Palavras-chave: em fonte Arial, tamanho 12, com alinhamento justificado. Colocar ponto (.) entre uma palavra-chave e outra.

Elementos textuais. O texto do artigo deve compreender: 1 Introdução; 2 Desenvolvimento das seções; X. Discussões e resultados; Referências. Importante: Citações deverão ser feitas conforme o sistema de chamada autor-data (AUTOR, ano, p. ).

1 INTRODUÇÃO com título e subtítulo (se quiser). Especificações: caixa alta, alinhamento justificado, fonte Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5 entre as linhas. Importante: a Introdução recebe a numeração “1”. Fica assim: 1 INTRODUÇÃO

Desenvolvimento: Sequência das partes do texto. Exemplo: 2 Sociologia do direito. 3 O direito na sociedade. 4 nonononno. 5 Reflexões finais. Referências. Texto = Arial 12, justificado, 1,5 entre as linhas.

CONCLUSÃO: é a parte final com as reflexões realizadas, discussões e resultados da pesquisa. Lembramos que resultado não se confunde com solucionar o problema de pesquisa. Sem qualquer formatação específica. Fica assim: x DISCUSSÕES E RESULTADOS ou CONCLUSÃO (com subtítulo se quiser)

REFERÊNCIAS – listagem, em ordem alfabética, exclusivamente das obras citadas no texto. Não numerar a palavra REFERÊNCIAS. Para as obras referenciadas: Arial 12, entre linhas SIMPLES, justificado, DEPOIS 6 pontos.

Regras e exemplos das referências. Observar em cada caso o uso das maiúsculas, o que fica em negrito, a pontuação.

REFERÊNCIAS

Para livro:

SOUTO, Cláudio e SOUTO, Solange. Sociologia do direito. Porto Alegre: SAFE, 2015.

Para capítulo de livro:

SILVA, Laralice de. Metodologia para pesquisa sobre influencias da mudança social no direito estatal. In: Joáz Oliveira e Ruthe Carneiro (orgs.). Metodologia da pesquisa em direito. Recife: EdUFPE, p. 33-66, 2016.

Para artigo de periódico on line:

SOUTO, Cláudio. Sobre a pesquisa científica em direito. Revista Brasileira de Sociologia do Direito, ABraSD, v. 1, no. 1, jan./jun., p. 38-49, 2015. DOI:http://dx.doi.org/10.21910/rbsd.v1n1.2014.35 (se houver)

ou

SOUTO, Cláudio. Sobre a pesquisa científica em direito. Revista Brasileira de Sociologia do Direito, ABraSD, v. 1, no. 1, jan./jun., p. 38-49, 2015. Disponível em: http://revista.abrasd.com.br/index.php/rbsd/article/view/35. Não havendo DOI.

Para artigo de periódico impresso:

GOMES FILHO, Alberto Oliveira de. Acesso à justiça para além do judiciário. Revista Brasileira de Sociologia do Direito, ABraSD, v. 1, no. 1, jan./jun., p. 13-33, 2015. 

Para texto disponível em internet:

FONSECA NETO, Alice Lara. Caminhos da sociologia do direito. Disponível em: http://www.abrasd.com.br/anais10congresso/grp4_t03.pdf. Acesso em 03/05/2016.

Para Legislação:

BRASIL. Constituição Federal de 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm.

 

Resenhas submetidas devem atender, as regras de ARTIGO no que couber, e as seguintes regras específicas:

Título da resenha

Referência completa do texto resenhado.

Informações sobre o autor(a), sua tragetória e contextualizar a obra na biografia do autor(a).

Em 04 a 6 laudas desenvolver a resenha explorando a estrutura da obra objeto da resenha, seu conteúdo, tecer reflexões próprias, relacionar (quando pertinente) com outras obras ou debate atual e concluir a resenha analisado a obra resenhada.

No caso de incluir outras fontes, fazer as referenciadas.

Artigos

Política padrão.

Entrevista

Publicar entrevistas com sociólogos do direito

Resenha

Publicar resenhas

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados na RBSD serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.