Pesquisa e escrita acadêmica em direito

recomendações práticas para monografias, dissertações e teses

  • Gabriel Ferreira da Fonseca UNICEUSA/FACSAL e TCE/BA

Resumo

Este texto guia-se pela seguinte pergunta central: quais as principais recomendações práticas que os pesquisadores do campo do Direito devem seguir para alcançar bons resultados em suas monografias, dissertações e teses? Para chegar a uma resposta para tal questão de caráter prescritivo, recorro às minhas próprias experiências no campo da pesquisa em Direito, notadamente nas áreas da Teoria do Direito e da Sociologia Jurídica, e, principalmente, à literatura produzida em tais áreas e no campo da Metodologia da Pesquisa. Sob a influência do construtivismo sistêmico de autores como Niklas Luhmann, o trabalho analisa diferentes etapas da produção científica (desde a preparação inicial da pesquisa até a revisão final do texto), aliando descrições de inspiração sociológica com recomendações de caráter metodológico.

Biografia do Autor

Gabriel Ferreira da Fonseca, UNICEUSA/FACSAL e TCE/BA
Doutor em Filosofia e Teoria Geral do Direito pela Universidade de São Paulo, com estágio de pesquisa na Unidade de Direito e Sociedade da Faculdade de Sociologia da Universidade de Bielefeld e bolsas de pesquisa da CAPES e do DAAD. Mestre em Filosofia do Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Especialista em Direito Civil pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Bacharel em Direito pela Universidade Federal da Bahia.
Publicado
2020-05-01
Como Citar
Fonseca, G. F. da. (2020). Pesquisa e escrita acadêmica em direito: recomendações práticas para monografias, dissertações e teses. Revista Brasileira De Sociologia Do Direito, 7(2), p. 58-77. https://doi.org/10.21910/rbsd.v7n2.2020.398
Seção
Artigos