O enterro do diabo
morte e moral no direito e na religião
DOI:
https://doi.org/10.21910/rbsd.v9i3.664Palavras-chave:
Direito, Religião, Arte, Literatura, Teoria dos sistemasResumo
Este trabalho busca descrever, principalmente a partir da perspectiva sociológica da teoria dos sistemas de Niklas Luhmann e do olhar literário de Gabriel García Márquez, dois sistemas funcionais: o direito e a religião. Objetiva-se alcançar uma resposta para a seguinte questão: como o estudo das similaridades e diferenças entre as comunicações jurídicas e as comunicações religiosas, por meio das lentes da ciência e da arte, pode contribuir para a compreensão do direito da sociedade moderna? Essa comparação funcional entre direito e religião foi realizada a partir da análise de três conceitos-chave desenvolvidos pelo referencial sociológico luhmanniano: código; função; e fórmula de contingência. Para tanto, foram apresentadas reflexões em torno do modo como o sistema jurídico e o sistema religioso lidam com dois temas centrais contidos no livro La hojarasca (A revoada/O enterro do diabo), de Márquez: a morte e a moral.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autor(es/as) são exclusivos(as) responsáveis pelo teor do texto de sua autoria publicado na RBSD.
3. Autor(es/as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na RBSD (ex., para publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
4. O/A(s) autor(es/as) têm permissão e são estimulados a publicar e distribuironline (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) seu trabalho aprovado para publicação na RBSD.