Direito global e responsividade: uma abordagem crítico-sistêmica do direito em face dos novos desafios da sociedade mundial
DOI:
https://doi.org/10.21910/rbsd.v2n2.2015.20Resumo
O presente artigo se propõe a dar mais um passo no sentido do desenvolvimento de uma teoria crítica dos sistemas aplicada ao Direito. Visa-se ampliar a teoria sistêmica no sentido de potencializar sua capacidade de diagnosticar os dilemas jurídicos contemporâneos e ao mesmo tempo apontar para o modo de enfrentamento dos desafios existentes numa sociedade mundial paradoxalmente marcada, por um lado, pela ameaça da hipertrofia sistêmica das ordens sociais reificadas e, por outro, pelos processos de constitucionalização que buscam limitar essas ordens. Desse modo, este texto se dividirá em duas partes centrais: a primeira parte trata da explanação da ideia de uma (i) responsividade jurídica obtida por meio da justiça autossubversiva e da crítica imanente do direito como formas de aberturas do sistema jurídico às demandas do ambiente; a segunda parte, debruça-se sobre diagnósticos, tendências e desafios que o (ii) direito global enfrenta na sociedade mundial. O escopo final do artigo se concentra no esforço de construir um direito mais sensível e aberto ao seu próprio ambiente.Downloads
Publicado
2015-08-01
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autor(es/as) são exclusivos(as) responsáveis pelo teor do texto de sua autoria publicado na RBSD.
2. Autor(es/as) mantém seus os direitos autorais e concedem à RBSD o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial na RBSD.
3. Autor(es/as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na RBSD (ex., para publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
4. O/A(s) autor(es/as) têm permissão e são estimulados a publicar e distribuironline (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) seu trabalho aprovado para publicação na RBSD.