Pesquisa e escrita acadêmica em direito
recomendações práticas para monografias, dissertações e teses
DOI:
https://doi.org/10.21910/rbsd.v7n2.2020.398Resumo
Este texto guia-se pela seguinte pergunta central: quais as principais recomendações práticas que os pesquisadores do campo do Direito devem seguir para alcançar bons resultados em suas monografias, dissertações e teses? Para chegar a uma resposta para tal questão de caráter prescritivo, recorro às minhas próprias experiências no campo da pesquisa em Direito, notadamente nas áreas da Teoria do Direito e da Sociologia Jurídica, e, principalmente, à literatura produzida em tais áreas e no campo da Metodologia da Pesquisa. Sob a influência do construtivismo sistêmico de autores como Niklas Luhmann, o trabalho analisa diferentes etapas da produção científica (desde a preparação inicial da pesquisa até a revisão final do texto), aliando descrições de inspiração sociológica com recomendações de caráter metodológico.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autor(es/as) são exclusivos(as) responsáveis pelo teor do texto de sua autoria publicado na RBSD.
3. Autor(es/as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na RBSD (ex., para publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
4. O/A(s) autor(es/as) têm permissão e são estimulados a publicar e distribuironline (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) seu trabalho aprovado para publicação na RBSD.