A Privacidade na Sociedade em Rede

seria a "extimidade" um desdobramento dos direitos da personalidade?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21910/rbsd.v11i3.696

Palavras-chave:

Direitos da personalidade, Direito à privacidade, Extimidade, Redes sociais

Resumo

O direito à privacidade possui inúmeras vertentes a serem analisadas. Neste artigo busca-se refletir acerca do direito à privacidade, à intimidade e ao sigilo na sociedade em rede, problematizando se a extimidade seria um desdobramento dos direitos da personalidade, analisando-a especificamente como uma das nuances do direito à privacidade. O ato de se expor nas redes sociais é corriqueiro na sociedade contemporânea, o que apresenta a necessidade de se utilizar ferramentas adequadas para análise do abuso e do uso indevido das informações publicadas online. A autoexposição nas redes sociais passa a se denominar “extimidade”, o que seria o contrário da “intimidade”. A extimidade deve ser entendida como uma das nuances do direito à privacidade, como meio de se proteger a pessoa que se expõe voluntariamente nas redes sociais contra o uso abusivo de suas informações. Utilizou-se nesta pesquisa o método hipotético-dedutivo, por meio da técnica de pesquisa bibliográfica e documental.

Biografia do Autor

Jaqueline da Silva Paulichi, UNICESUMAR-PR

Doutora em Ciências Jurídicas pela Unicesumar. Bolsista – Prosup – Taxa Capes.  Mestre em Ciências Jurídicas. Especialista em Direito Público; Especialista em Direito Civil e Processo Civil. Especialista em Direito Aplicado pela EMAP-PR. Pós Graduada em metodologias ativas no ensino superior. Pesquisadora. Professora de Direito Civil e Processo Civil da Graduação e Pós Graduação. Mediadora Extrajudicial. Advogada.  E-mail j.paulichi@hotmail.com.

http://lattes.cnpq.br/8829469320241839

ORCID 0000-0003-4113-1878

Valeria Silva Galdino Cardin, Unicesumar; UEM

Pós-Doutora em Direito pela Universidade de Lisboa; Doutora e Mestre em Direito das Relações Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Docente da Universidade Estadual de Maringá e no Programa de Pós-Graduação de Doutorado e Mestrado em Ciências Jurídicas da Universidade do Cesumar; Pesquisadora e Bolsista Produtividade ICETI; Advogada no Paraná; e-mail: valeria@galdino.adv.br.

http://lattes.cnpq.br/8121501433418182

http://orcid.org/0000-0001-9183-0672

Downloads

Publicado

2024-09-12

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)