“Land grab” na América Latina: expressões da nova colonialidade sobre terras, direitos e identidades sociais
DOI:
https://doi.org/10.21910/rbsd.v5n2.2018.181Resumo
RESUMO
A demanda mundial por terras é um fenômeno geopolítico global, que impulsiona aquilo que se convencionou chamar de “land grabbing”, “acaparamiento de tierras” ou “extranjerización” de glebas. Partindo desse tema, o presente artigo debate os conceitos e características da estrangeirização de terras, como instrumento de acesso à terra por pessoas e grupos estrangeiros, enfatizando as confluências jurídicas e atuais significados na América Latina. O foco do estudo são os possíveis impactos do fenômeno sobre as identidades sociais rurais. O objetivo é contextualizar a assim chamada corrida mundial por terras, através de dados da FAO (2011), à luz de elementos sociológicos e jurídicos que permeiam a questão.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autor(es/as) são exclusivos(as) responsáveis pelo teor do texto de sua autoria publicado na RBSD.
3. Autor(es/as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na RBSD (ex., para publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
4. O/A(s) autor(es/as) têm permissão e são estimulados a publicar e distribuironline (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) seu trabalho aprovado para publicação na RBSD.