A luta pela terra como luta por direitos: desafios e perspectivas das comunidades tradicionais no campo brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.21910/rbsd.v4n1.2017.104Resumo
O presente artigo debate a ideia de desenvolvimento e modernização no meio rural, focando sobre o significado da “Revolução Verde”, enquanto projeto conservador de antigas estruturas agrárias no Brasil. Analisa-se a modernização conservadora no contexto das comunidades tradicionais, enfatizando que a dimensão sociocultural da terra amplia o significado das lutas e dos direitos territoriais para agricultores familiares, nações indígenas, comunidades quilombolas e outros povos tradicionais. O pano de fundo é discutir, histórica e culturalmente, as formas de agir e viver das categorias sociais, buscando na perspectiva de seus valores um potencial de desenvolvimento agrícola que ultrapasse o binômio capital-terra. O objetivo é, através de pesquisa bibliográfica, debater a dinâmica de definição, conquista e exclusão de direitos fundamentais e identidades culturais no meio rural brasileiro.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autor(es/as) são exclusivos(as) responsáveis pelo teor do texto de sua autoria publicado na RBSD.
3. Autor(es/as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na RBSD (ex., para publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
4. O/A(s) autor(es/as) têm permissão e são estimulados a publicar e distribuironline (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) seu trabalho aprovado para publicação na RBSD.