Distintos profissionais

a prova oral em uma seleção do ministério público vista como “encontro social”

Autores

  • Mário S. F. Maia UFERSA
  • Ingrid S. Cavalcante UFERSA

DOI:

https://doi.org/10.21910/rbsd.v11i1.813

Palavras-chave:

sociologia das profissões jurídicas. identidade profissional. campo jurídico. Ministério Público. profissionalismo.

Resumo

Esta é uma pesquisa (micro)sociológica sobre profissões jurídicas que recorre ao interacionismo simbólico como inspiração metodológica (Goffman). Realizou-se uma análise do profissionalismo no campo jurídico na sua forma “incorporada”. Analisamos as gravações (68h) em vídeo das interações entre os candidatos e a banca nas arguições da prova oral do 58º concurso para ingresso na carreira do Ministério Público de Minas Gerais. Objetivou-se responder: como os diferentes atores que vivem o cotidiano profissional no “mundo do Direito” constroem, mantém e compartilham uma identidade categorial ou de grupo? A análise nos permitiu fazer considerações sobre o tipo de conservadorismo prevalescente no campo jurídico nacional.

     

Biografia do Autor

Mário S. F. Maia, UFERSA

Doutor em Filosofia do Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (2014). Mestre em Ciências Jurídicas pela Universidade Federal da Paraíba (2008). Professor de Filosofia do Direito da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Atualmente, dedica-se a realização de estudos de fenomenologia do direito, principalmente, a partir da interpretação de pesquisas de fundamento antropológico e sociológico sobre o campo jurídico profissional. Pesquisador fundador do grupo "Observatório de práticas jurídicas:uma análise do campo profissional" na UFERSA. Pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Sociologia do Direito da Universidade Federal Fluminense (UFF).

     

Ingrid S. Cavalcante, UFERSA

Advogada graduada pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Pesquisadora do Observatório de Práticas Sociojurídicas (UFERSA).

   

Downloads

Publicado

2024-01-05

Como Citar

F. Maia, M. S., & S. Cavalcante, I. (2024). Distintos profissionais: a prova oral em uma seleção do ministério público vista como “encontro social”. Revista Brasileira De Sociologia Do Direito, 11(1), 31–49. https://doi.org/10.21910/rbsd.v11i1.813

Artigos Semelhantes

<< < 15 16 17 18 19 20 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.