A contratação em regime especial de direito administrativo (REDA) e seu impacto nas condições de trabalho docente: o caso dos professores do estado da Bahia
DOI:
https://doi.org/10.21910/rbsd.v5n1.2019.288Abstract
O presente estudo tem por objetivo analisar o fenômeno da contratação temporária em Regime Especial de Direito Administrativo – REDA de docentes na Rede Pública de Ensino do Estado da Bahia. Buscou-se compreender a criação da espécie de contratação temporária no âmbito das transformações ocorridas no mundo do trabalho a partir da década de 1970, com a crise do capitalismo global e a reforma neoliberal e gerencial do Estado brasileiro. Em seguida, procurou-se analisar a estrutura normativa que regulamenta o REDA, sendo um regime especial de contratação de servidores públicos pela Administração Pública direta e indireta, sem a realização de concurso público, com vínculo temporário e em hipótese excepcionais, para desempenho de função pública. Os resultados evidenciam que os professores contratados em Regime Especial de Direito Administrativo não possuem os mesmos direitos que os docentes em regime estatutários, não gozando de estabilidade profissional, nem tendo acesso ao plano de carreira e nem aos demais benefícios historicamente associados ao magistério público, além de vivenciarem constante incerteza profissional, sendo que essa espécie de contratação temporária tem se tornado prática constante na Administração Pública baiana, desvirtuando a natureza excepcional da medida e aprofundando a precarização das condições de trabalho dos professores submetidos a este regime de contratação.Downloads
Published
2019-01-03
Issue
Section
Articles
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autor(es/as) são exclusivos(as) responsáveis pelo teor do texto de sua autoria publicado na RBSD.
2. Autor(es/as) mantém seus os direitos autorais e concedem à RBSD o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial na RBSD.
3. Autor(es/as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na RBSD (ex., para publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
4. O/A(s) autor(es/as) têm permissão e são estimulados a publicar e distribuironline (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) seu trabalho aprovado para publicação na RBSD.