Uma roupagem democrática e uma essência iliberal

o populismo como democracia-limite a partir de Pierre Rosanvallon

Autores

  • Gabriela Felden Scheuermann Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
  • Noli Bernado Hahn Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, URI

DOI:

https://doi.org/10.21910/rbsd.v10i3.751

Palavras-chave:

Democracia. Populismo. Iliberal. Crise.

Resumo

Este artigo tem como tema central o fenômeno do populismo como parte da democracia quando ela está em períodos de crise ou fragilizada por políticos autoritários. O problema que guia esta pesquisa é este: que relação há entre democracia e populismo e quais posturas indicam que o mundo caminha para uma democracia iliberal? O objetivo geral é, portanto, demonstrar que diversos países no mundo atualmente adotam um regime com roupagem democrática, contudo, iliberais na sua essência. Como metodologia, adota-se o modo de raciocínio dedutivo e uma abordagem epistêmica predominantemente analítica. Procedimentalmente, a pesquisa é bibliográfica, tendo como base teórica os estudos de Pierre Rosanvallon. Para superar crises e retrocessos políticos, é preciso compreender que o populismo não é algo externo ou deturpado: ele está no interior da democracia (é uma democracia-limite). Por isso, é preciso fortalecer, complexar e ampliar o conceito de democracia a partir de debates e da participação popular.

Biografia do Autor

Gabriela Felden Scheuermann, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)

Doutoranda Bolsista CAPES-CNPq em Direito pelo PPGD da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, URI Campus Santo Ângelo. Mestra em Direitos Especiais pela mesma Universidade. Especialista em Direito e Processo do Trabalho pela Universidade Estácio de Sá. Professora e Coordenadora do Curso de Direito da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, URI Cerro Largo.

Noli Bernado Hahn, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, URI

Pós-doutor pela Faculdades EST. Doutor em Ciências da Religião, Ciências Sociais e Religião, pela UMESP. Professor Tempo Integral da URI, Campus de Santo Ângelo. Graduado em Filosofia e Teologia. Possui formação em Direito. Integra o Corpo Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu – Mestrado e Doutorado em Direito. Lidera o Grupo de Pesquisa Novos Direitos em Sociedades Complexas, vinculado à Linha 1, Direito e Multiculturalismo, do PPG Mestrado e Doutorado em Direito da URI.

Downloads

Publicado

2023-09-01

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.