Uma roupagem democrática e uma essência iliberal
o populismo como democracia-limite a partir de Pierre Rosanvallon
DOI:
https://doi.org/10.21910/rbsd.v10i3.751Palabras clave:
Democracia. Populismo. Iliberal. Crise.Resumen
Este artigo tem como tema central o fenômeno do populismo como parte da democracia quando ela está em períodos de crise ou fragilizada por políticos autoritários. O problema que guia esta pesquisa é este: que relação há entre democracia e populismo e quais posturas indicam que o mundo caminha para uma democracia iliberal? O objetivo geral é, portanto, demonstrar que diversos países no mundo atualmente adotam um regime com roupagem democrática, contudo, iliberais na sua essência. Como metodologia, adota-se o modo de raciocínio dedutivo e uma abordagem epistêmica predominantemente analítica. Procedimentalmente, a pesquisa é bibliográfica, tendo como base teórica os estudos de Pierre Rosanvallon. Para superar crises e retrocessos políticos, é preciso compreender que o populismo não é algo externo ou deturpado: ele está no interior da democracia (é uma democracia-limite). Por isso, é preciso fortalecer, complexar e ampliar o conceito de democracia a partir de debates e da participação popular.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autor(es/as) são exclusivos(as) responsáveis pelo teor do texto de sua autoria publicado na RBSD.
3. Autor(es/as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na RBSD (ex., para publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
4. O/A(s) autor(es/as) têm permissão e são estimulados a publicar e distribuironline (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) seu trabalho aprovado para publicação na RBSD.