Contribuições da pedagogia waratiana para a predominância das metodologias ativas de ensino jurídico

Autores

  • Caio Viana Andrade Universidade de Fortaleza
  • Marcus Vincius Nogueira Rebouças Universidade de Fortaleza
  • Antonio Jorge Pereira Junior Universidade de Fortaleza

DOI:

https://doi.org/10.21910/rbsd.v9i2.612

Palavras-chave:

Pedagogia emancipatória, Luis Alberto Warat, Ensino jurídico, Metodologias ativas de ensino.

Resumo

O objetivo do presente artigo é responder ao seguinte questionamento: em que medida a pedagogia emancipatória do Direito, desenvolvida por Luis Alberto Warat, poderá contribuir para a preeminência das metodologias ativas de ensino jurídico existentes? Parte-se do pressuposto de que o ensino jurídico brasileiro ainda se encontra distante das dimensões fáticas e axiológicas do Direito, uma vez que a metodologia predominante prioriza a sua dimensão normativa. Inúmeras são as soluções oferecidas para contornar o referido problema, todavia, dificilmente encontram-se propostas pedagógicas capazes de enfrentá-lo em raiz. Para isso, pretende-se analisar uma proposta alternativa e complementar: a pedagogia emancipatória do Direito, cujo o escopo é ressignificar epistemologicamente e sociologicamente o ensino jurídico. A metodologia utilizada foi a investigação do tipo bibliográfica e documental, com pesquisa expositiva de abordagem qualitativa e explicativa, tendo como método o hipotético-dedutivo. Concluiu-se que o ensino jurídico carnavalizado e surrealista – modelos de ensino originados da pedagogia emancipatória do Direito –, quando aliados às metodologias ativas, possibilitam, em alguma medida, a superação de três fortes obstáculos à adoção: a) rigidez do ambiente acadêmico; b) visão dedutiva do Direito; e c) prevalência de métodos passivos de ensino.

Biografia do Autor

Caio Viana Andrade, Universidade de Fortaleza

Conciliador judicial e mestrando em Direito Constitucional Público e Teoria Política pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). 

Marcus Vincius Nogueira Rebouças, Universidade de Fortaleza

Advogado e mestrando em Direito Constitucional e Teoria Política pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Bolsista pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP). 

Antonio Jorge Pereira Junior, Universidade de Fortaleza

Professor Titular do Programa de Pós Graduação Direito Constitucional de Mestrado e Doutorado da Universidade de Fortaleza (PPGD - UNIFOR). Doutor em Direito pela Universidade de São Paulo (USP). 

Downloads

Publicado

2022-05-02

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.