O cair das "Máscaras Brancas" da Criminologia Crítica

aproximações teóricas a partir de Frantz Fanon

Autores

  • Luanna Tomaz de Souza Universidade Federal do Pará
  • Alexandre Julião Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.21910/rbsd.v10i1.673

Palavras-chave:

Frantz Fanon, Criminologia Crítica, Racismo

Resumo

O presente estudo tem por objetivo analisar as possíveis contribuições da obra de Frantz Fanon para a compreensão das questões raciais na criminologia crítica. Para isso, parte-se de uma análise indutiva, empreendendo pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo. Primeiramente tratamos da criminologia crítica, tanto com a finalidade de delimitar o campo estudado, quanto para analisar a crítica de sua insuficiência na apreensão das questões raciais. Posteriormente, é apresentado o autor estudado, a partir de seu aporte teórico, principalmente a partir de alguns de seus principais leitores. Por fim, são analisadas possibilidades de apreensão da obra de Frantz Fanon pela criminologia crítica. Tem-se por conclusão que, apesar da pouca abordagem com relação à obra fanoniana no meio jurídico, esta detém uma grande importância para estudos acerca do racismo, cujos avanços oferecem diversos caminhos para aprofundamento da criminologia crítica.

Biografia do Autor

Luanna Tomaz de Souza, Universidade Federal do Pará

Doutora em Direito pela Universidade de Coimbra - Portugal e Pós-doutora em Direito na Puc-Rio. Atua como Diretora Adjunta do Instituto de Ciências Jurídicas da UFPA e professora da Faculdade de Direito e do Programa de Pós-Graduação de Direito da UFPA.

Alexandre Julião, Universidade Federal do Pará

Advogado, mestrando em Direito pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Pará, Pesquisador visitante no Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie, coordenador adjunto do Grupo de Estudos Avançados do IBCCRIM e membro do Grupo de Pesquisa Direito Penal e Democracia.

Downloads

Publicado

2023-01-01

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.