Precaução, mudanças climáticas e riscos

reflexões no painel da sociedade moderna

Autores

  • Patricia Gasparro Sevilha Grego UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA
  • Ricardo Lebbos Favoreto UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA

DOI:

https://doi.org/10.21910/rbsd.v9i2.614

Palavras-chave:

Mudanças climáticas. Sociedade moderna. Risco. Precaução. Meio ambiente.

Resumo

A sociedade moderna comporta elevado grau de complexidade em seu funcionamento. As relações sociais ganharam dimensão e variedade jamais vistas. As ações do Homo sapiens têm impactado enormemente a natureza, afetando-lhe o equilíbrio. As mudanças climáticas são um dos sintomas mais evidentes. Em risco está posta não apenas a sobrevivência da espécie humana como a de todo o planeta. A cena atual: as sociedades desenvolvem-se sob riscos e florescem seus avanços às custas da geração de mais riscos. A ausência de precedentes joga contra previsões comensuráveis. Quanto mais se requerem detalhes, maior a dificuldade. O princípio da precaução irrompe nesse quadro. Pretende-se um limitador da ação mesmo quando se carece de certeza sobre implicações da ação. Sua aplicação não é, porém, a problemática. As dinâmicas sociais de sociedades complexas tornam tudo mais complicado. O presente artigo relaciona precaução, mudanças climáticas e riscos no painel da sociedade moderna – uma “de risco”, como desenvolve Ulrich Beck. Aponta para a necessidade de mudanças significativas no modo de pensar caso se pretenda ter na precaução um mediador efetivo da ação.

Biografia do Autor

Patricia Gasparro Sevilha Grego, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA

Mestranda em Direito Negocial na Universidade Estadual de Londrina. Possui graduação em Direito pela Universidade Estadual de Maringá (2005) e em Gestão Pública pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2013). Graduanda em Filosofia pela Universidade de Franca. É pós-graduada em Direito Agrofinanceiro pelo Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR), em Gestão Pública pela Faculdade Instituto Superior de Educação do Paraná e em Direito Aplicado pela Escola da Magistratura do Paraná. É analista judiciário área judiciária - Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, desde 2007, com a função de chefia de cartório

Ricardo Lebbos Favoreto, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA

Professor do Departamento de Administração e do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Estadual de Londrina. Graduado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Graduado em Direito pela Universidade Estadual de Londrina. Doutor em Administração pela Universidade Nove de Julho. Pós-doutorado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Downloads

Publicado

2022-05-02

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.