O sentido da crítica para a teoria dos sistemas sociais
Uma observação sobre a sociologia sistêmica da crítica
DOI:
https://doi.org/10.21910/rbsd.v8i3.460Palavras-chave:
Teoria dos sistemas, Teoria crítica dos sistemasResumo
o presente artigo tem como objetivo demonstrar o sentido da crítica para a Teoria dos Sistemas Sociais de Luhmann. Com essa proposta, em um primeiro momento, utilizando-se da metodologia sociológico-sistêmica, fazem-se apontamentos acerca da divergência existente entre o pensamento luhmanniano e a linha teórica da Teoria Crítica da Escola de Frankfurt, enfatizando as diferenças das concepções de Luhmann e Habermas. Em um segundo momento, partindo da problemática da recorrente afirmação de que a sociologia sistêmica não possui aspectos de uma teoria social crítica, tem-se como objetivo demonstrar o papel crítico da teoria luhmanniana. Para tal, demonstra-se a concepção de Luhmann sobre as possibilidades de se fazer uma observação de segunda ordem. Em aportes finais, buscar-se-á verificar a possibilidade de se considerar a existência de uma Sociologia Sistêmica da Crítica.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autor(es/as) são exclusivos(as) responsáveis pelo teor do texto de sua autoria publicado na RBSD.
3. Autor(es/as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na RBSD (ex., para publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
4. O/A(s) autor(es/as) têm permissão e são estimulados a publicar e distribuironline (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) seu trabalho aprovado para publicação na RBSD.