Lados e jogadores
DOI:
https://doi.org/10.21910/rbsd.v8i2.543Palavras-chave:
teoria dos sistemas; Niklas Luhmann; atribuição; jogo.Resumo
Título: Lados e jogadores.
O problema do artigo é o fundamento das colocações de distinções entre lícito e ilícito. O argumento do texto é o de que não há algo específico que legitime uma aplicação generalizada dessa distinção. Legitimações são desenvolvidas e construídas em contextos de jogo no qual os agentes usam os recursos que têm a sua disposição para decidir se a diferenciação exigida pelo direito será aplicada ou não em casos que lhes interessam privadamente. Desse modo, escapam de serem detectados como praticantes de algo diferenciado como ilícito por observadores. A análise recorre à teoria dos sistemas sociais de Niklas Luhmann e a discussões teóricas sobre jogo.
Palavras-chave: teoria dos sistemas; Niklas Luhmann; atribuição; jogo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autor(es/as) são exclusivos(as) responsáveis pelo teor do texto de sua autoria publicado na RBSD.
3. Autor(es/as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na RBSD (ex., para publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
4. O/A(s) autor(es/as) têm permissão e são estimulados a publicar e distribuironline (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) seu trabalho aprovado para publicação na RBSD.