O que é isto: a sociedade sem o homem?
Uma introdução para compreensão da comunicação na teoria dos sistemas de Niklas Luhmann.
DOI:
https://doi.org/10.21910/rbsd.v9i2.597Palavras-chave:
Niklas Luhmann. Teoria dos sistemas. Comunicação. Sociedade. Direito.Resumo
A teoria dos sistemas sociais de Niklas Luhmann, não raramente, recebe a crítica de promover uma espécie de “anti-humanismo ético”, no sentido de desconsiderar a importância do sujeito na sociedade, assim como um conservadorismo demasiado, sobretudo em relação ao sistema jurídico, no sentido de desconsiderar a dinâmica das mudanças sociais. A partir desse contexto, o presente trabalho pretende contribuir para desmitificar tais ideias e evitar certos “preconceitos” teóricos, de modo a oferecer ferramentas para os que desejam ingressar no estudo sobre o pensamento luhmanniano. Busca-se, portanto, fazer observações capazes de descrever os principais aspectos que norteiam o conceito de sociedade de comunicação e, posteriormente, identificar o papel exercido pelo direito dentro do contexto social altamente complexo e dinâmico. Para tanto, a metodologia da pesquisa se fundamenta em uma exploração bibliográfica, com revisão de literatura específica, fazendo-se imprescindível a abordagem de temas caros à referida teoria, tais como: o “deslocamento” o homem para o ambiente/entorno do sistema social, a posição da comunicação como elemento constitutivo da sociedade, o próprio conceito de comunicação e sua improbabilidade, face aos desafios da sociedade contemporânea, assim como o papel dos meios de comunicação simbolicamente generalizados.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autor(es/as) são exclusivos(as) responsáveis pelo teor do texto de sua autoria publicado na RBSD.
3. Autor(es/as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na RBSD (ex., para publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
4. O/A(s) autor(es/as) têm permissão e são estimulados a publicar e distribuironline (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) seu trabalho aprovado para publicação na RBSD.