Os desafios enfrentados por docentes mulheres em cursos jurídicos
um estudo a partir de Anápolis/GO
DOI:
https://doi.org/10.21910/rbsd.v10i3.742Palavras-chave:
Gênero. Profissões Jurídicas. Docência Universitária. Sociologia do Direito. Sociologia do trabalho.Resumo
O artigo analisa a docência do direito, sob uma perspectiva de gênero, relacionando a presença feminina com os desafios por elas enfrentados, bem como analisa sua trajetória profissional. Trata também da proteção jurídica da mulher no mercado de trabalho, discorrendo acerca do aparato legislativo protetivo existente, como também de sua escassez. É organizado em duas partes, uma trata do aparato protetivo jurídico-legal pertinente ao tema e outra analisa os resultados da pesquisa de campo fundamentada em entrevista com 4 docentes da área, em diferentes Instituições de Ensino Superior na cidade de Anápolis, Goiás. O roteiro semiestruturado foi organizado em torno dos seguintes blocos de questões: a) perfil socioeconômico; b) formação e atuação profissional e c) vida familiar e sua conciliação com a vida profissional. A discussão fundamentou-se na bibliografia sobre o mundo jurídico a partir da perspectiva de gênero, em dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), do Censo da Educação Superior e da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS). Os dados coletados e a literatura existente permitiram uma discussão acerca das nuances do gênero na docência, bem como dos desafios ainda enfrentados pelas profissionais do sexo feminino.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autor(es/as) são exclusivos(as) responsáveis pelo teor do texto de sua autoria publicado na RBSD.
3. Autor(es/as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na RBSD (ex., para publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
4. O/A(s) autor(es/as) têm permissão e são estimulados a publicar e distribuironline (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) seu trabalho aprovado para publicação na RBSD.