Religião, laicidade e esfera pública
um debate a partir de entrevistas com “feministas cristãs” como contributo para o Estado Democrático brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.21910/rbsd.v11i2.802Palavras-chave:
Esfera pública, Emancipação, Feministas cristãs, Estado Democrático brasileiroResumo
O presente artigo, valendo-se de pesquisa empírica, analisa os sentidos emancipatórios buscados por mulheres que se apresentam publicamente como “feministas cristãs”. Para tanto, parte das concepções da teoria crítica sobre emancipação e esfera pública, postas em diálogo com as teorias feministas deliberativas, especialmente a de Nancy Fraser, que servem para examinar as entrevistas realizadas com seis “feministas cristãs” no ano de 2018. Assim, a revisão bibliográfica dos conceitos referidos e a realização de entrevistas semiestruturadas foram os métodos escolhidos para a pesquisa. Como resultado, argumenta-se que os sentidos emancipatórios buscados, quando transformados em questões públicas, precisam manter o seu caráter político e contribuem para o aprofundamento da democracia no Brasil.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Autor e ABraSD
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autor(es/as) são exclusivos(as) responsáveis pelo teor do texto de sua autoria publicado na RBSD.
3. Autor(es/as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na RBSD (ex., para publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
4. O/A(s) autor(es/as) têm permissão e são estimulados a publicar e distribuironline (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) seu trabalho aprovado para publicação na RBSD.