Quando Casanova virou o rosto e tapou os ouvidos

Uma leitura do humanismo penal em diálogo com Michel Foucault

Autores/as

  • Luciano Oliveira UFPE

DOI:

https://doi.org/10.21910/rbsd.v8i3.605

Palabras clave:

abolição dos suplícios, humanismo penal, sensibilidade moderna, Foucault, Beccaria

Resumen

O célebre suplício de Damiens, ocorrido na segunda metade do século XVIII e relegado ao esquecimento, foi ressuscitado na segunda metade do século XX com a publicação de Vigiar e Punir, de Michel Foucault, que abre o livro com sua descrição, seguida da transcrição do regulamento de uma prisão em 1832, onde silêncio, trabalho e oração substituem o esquartejamento a que Damiens foi submetido, pois nos regimes penais modernos a pena, em vez de tripudiar sobre os corpos, tem por objetivo o adestramento das almas – o que hoje chamaríamos de “ressocialização”. Por que isso aconteceu? Para Foucault, a substituição dos suplícios em praça pública pela prisão apenas expressa um “remanejamento do poder de punir”, visando a produção de corpos politicamente “dóceis” e economicamente produtivos, nada tendo a ver com um “progresso do humanismo”, como quer a doutrina penal. O artigo, mobilizando uma bibliografia pouco divulgada no Brasil, propõe uma releitura da crítica foucaultiana ao “humanismo penal” de autores como Beccaria e outros, sustentando a tese de que, ao lado de razões utilitárias, as reformas penais do século XVIII também expressam uma nova sensibilidade contra os castigos físicos.

Biografía del autor/a

Luciano Oliveira, UFPE

Mestre em sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco e Doutor também em sociologia pela Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais (Paris). É professor aposentado da Faculdade de Direito do Recife e ex-professor da Universidade Católica de Pernambuco. Publicou, entre outros títulos, Manual de Sociologia Jurídica (Vozes), O Aquário e o Samurai: uma leitura de Michel Foucault (Lumen Juris), E se o Crime Existir? (Revan).

Publicado

2021-08-19

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