Observando ecologicamente a sociedade moderna

por uma descrição sistêmica do que é sustentabilidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21910/rbsd.v11i1.705

Palavras-chave:

Sustentabilidade, Observação ecológica, Teoria dos sistemas

Resumo

O presente artigo propõe uma descrição sociológica do que é sustentabilidade, a fim de empregá-la como ferramenta para uma observação ecológica da sociedade moderna. Assim sendo, o objetivo da pesquisa é analisar como as estruturas da sociedade moderna podem ter maior responsividade às demandas ecológicas. Para cumprir com este proposto, o problema de pesquisa que se partiu foi: como é possível operacionalizar a complexidade ecológica nos sistemas sociais, em condições de fechamento operativo? O método de pesquisa do qual se partiu foi a análise funcional, que consiste em levar em consideração as soluções funcionais equivalentes em relação ao problema analisado. As técnicas de pesquisa empregadas foram a revisão de literatura, selecionada, respectivamente, pelos critérios de relevância, acessibilidade e atualidade; e categorias e conceitos operacionais. É possível observar a ausência de um conceito apto a lidar com a complexidade das questões ecológica nos sistemas sociais, o qual pode ser começar a ser estruturado a partir do conceito aqui proposto, tendo em vista sua generalização para ser aplicado em termos de sistemas sociais.

Biografia do Autor

Matheus Figueiredo Nunes de Souza, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Doutorando em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (FDIR-UPM). Professor Assistente na Cátedra de Teoria do Direito, da Escola Superior da Advocacia da OAB, Seção de São Paulo (ESA – OAB/SP) e pesquisador do Grupo de Pesquisa “Direito e Desenvolvimento Sustentável” do Programa de Pós-Graduação em Direito Político e Econômico da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Downloads

Publicado

2024-01-05

Como Citar

Figueiredo Nunes de Souza, M. . (2024). Observando ecologicamente a sociedade moderna: por uma descrição sistêmica do que é sustentabilidade. Revista Brasileira De Sociologia Do Direito, 11(1), 50–67. https://doi.org/10.21910/rbsd.v11i1.705

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.