Os processos criminais de tráfico de drogas em Goiânia e a gestão diferenciada da punição
DOI:
https://doi.org/10.21910/rbsd.v10i3.741Palabras clave:
Sentencing, Decisões sentenciais, Gestão diferenciada da punição, Tráfico de drogas, ProibicionismoResumen
O artigo em questão visa apresentar alguns dos resultados de um estudo sobre as decisões sentenciais, em primeira instância, dos processos criminais de tráfico de drogas em Goiânia. Como metodologia, utilizou-se técnicas qualitativas e quantitativas na produção e análise da base de dados, de forma comparativa, em busca de identificar os comportamentos jurídicos de diferentes juízes, assim como as cosmovisões expressas nos documentos legais e as narrativas formuladas na tomada das decisões sentenciais. Os achados revelam uma divergência abismal na forma como os juízes atuam em relação a essa matéria penal. As diferenças encontradas, além de expressarem a internalização de distintos ethos sobre o fenômeno social das drogas e acerca do papel do direito penal, evidenciam a configuração de distintos habitus jurídicos, que, por sua vez, permitem compreender como as diferenças de ser dos próprios magistrados produz uma gestão diferenciada da punição.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autor(es/as) são exclusivos(as) responsáveis pelo teor do texto de sua autoria publicado na RBSD.
3. Autor(es/as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na RBSD (ex., para publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
4. O/A(s) autor(es/as) têm permissão e são estimulados a publicar e distribuironline (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) seu trabalho aprovado para publicação na RBSD.